Ter uma rotina de estudos produtiva e com foco naquilo que você está aprendendo é fundamental para quem busca bons resultados na vida profissional ou acadêmica. Por isso, contar com algumas técnicas de memorização significa otimizar o tempo e a qualidade do aprendizado ou imersão.
Pensando nisso, separamos alguns truques de memorização para você melhorar a sua performance. Mas, antes de mais nada, saiba como funciona a nossa memória para poder identificar qual técnica se encaixa mais para você. Continue a leitura do artigo.
A memória consiste na formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Dessa forma, existem duas maneiras em que o cérebro adquire e armazena informações, denominadas como memória de procedimento e memória declarativa.
A primeira memoriza dados relacionados à retenção de habilidades que demandam a repetição de uma atividade, que segue um mesmo padrão, por exemplo. Nela se encontram as habilidades motoras, intelectuais e sensitivas.
Por outro lado, a segunda forma, armazena informações que se refere a associação de dados, fatos, deduções e criação de ideias.
Realizar exercícios para a memória são fundamentais para manter o cérebro ativo e melhorar a capacidade de aprendizado. Confira quatro técnicas simples:
Transforme o estudo em música: segundo uma pesquisa divulgada pela BBC algumas melodias possuem propriedades para captar a atenção do cérebro. Isso se deve ao fato que essas músicas criam um circuito próprio no córtex auditivo do cérebro. Além disso, diversos estudos apontam que a nossa memória costuma ser mais precisa com letras musicais do que para outros tipos de textos. Sendo assim, transformar o conteúdo que você precisa memorizar em rimas cantadas é uma excelente maneira para gravar o tema estudado.
Leia mais de uma vez: é uma técnica simples. Apenas leia, releia e revise. Ao ler pela primeira vez um conteúdo, são gravadas apenas as informações essenciais. Nas demais leituras, você consegue registrar detalhes do tema.
Visualize: quando você estiver estudando algo, tente visualizar o conteúdo em sua mente. Ao realizar este ato, podem surgir novas conexões cerebrais entre o que você quer recordar e o que você está visualizando. Uma pesquisa realizada nos anos 70 analisou essa forma com diversas crianças. Na ocasião, elas liam 17 trechos de livros e depois eram aconselhadas a imaginar a cena do que tinham acabado de ler. Foi concluído que era mais fácil para as crianças se recordarem do conteúdo do que as demais que apenas tinham lido as palavras.
Faça caminhadas antes de alguma apresentação ou prova: realizar essa atividade por 20 minutos pode melhorar a sua memória e o poder cerebral, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA.
Na UNESC Digital o aprendizado é no seu ritmo, como e onde você quiser. Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva, com duração de 6 meses e sem TCC.
Conheça os nossos cursos e estude em uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC.
UNESC Digital. Você nunca aprendeu assim. Matricule-se.