ECMO: A terapia que vem revolucionando o tratamento contra o Coronavírus
A medicina está passando por uma revolução. A pandemia do coronavírus vem provocando uma série de mudanças na área da saúde e exigindo, cada vez mais, profissionais qualificados e capacitados para atuar frente a cenários de urgência.
Após um ano, a Covid-19 ainda carrega muitas incertezas, sobretudo em relação ao seu tratamento. Médicos e pesquisadores da área da saúde correm contra o tempo, diariamente, em busca de soluções eficazes no combate aos sintomas causados pelo vírus.
A tecnologia toma a frente nessas horas. Diversas soluções já existentes vêm ganhando destaque por conta dos altos índices de respostas positivas durante o tratamento contra a Covid-19. Um exemplo disso é a terapia por ECMO, um procedimento que serve como um suporte de vida para os pacientes.
A técnica utilizada no tratamento do ator Paulo Gustavo, gerou diversos debates nas últimas semanas e vem sendo elogiada por especialistas. A ECMO é uma terapia de alta complexidade e funciona como um pulmão ou um coração artificial, suprindo as insuficiências cardiorrespiratórias causadas pela doença.
Quer entender como funciona a terapia por ECMO e conhecer alguns benefícios dessa técnica? Siga com a leitura.
Como funciona a ECMO?
Utilizando uma máquina ligada ao paciente através de cateteres, a técnica faz a circulação e oxigenação sanguínea de forma artificial.
Esse é um procedimento considerado de alta complexidade e vem sendo utilizado em casos graves, onde o paciente corre risco de vida em decorrência do comprometimento severo dos pulmões ou sistema circulatório.
Quais são os benefícios?
A terapia por ECMO costuma apresentar uma série de benefícios entre eles:
- O equilíbrio da circulação sanguínea de forma rápida e eficaz.
- Proporciona tempo para os pulmões e o coração se recuperarem.
- Mantém os órgãos funcionando enquanto o paciente trata a doença que o levou ao uso da ECMO.
- Possibilita realizar outros procedimentos e tratamentos como a hemodiálise simultaneamente ao uso da máquina.
Para ler
Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto? Então confira as nossas indicações de leitura.
- Protocolo de assistência circulatória ECMO, por Broccoli, Giovana, Paes, Erica de Oliveira, Succi, Fabiana Moreira Passos, Scuciato e Gilberto Oliveira.
- ECMO in the Adult Patient, por Alain Vuylsteke, Daniel Brodie, Alain Combes, Jo-anne Fowles e Giles Peek.
- Tecnologias em saúde, por Lilia Blima Schraiber, André Mota Hillegonda e Maria Dutilh Novaes.
- Tecnologias nos sistemas de saúde do Canadá e do Brasil, por Hudson Pacifico da Silva e Flavia Tavares Silva Elias.
Embora a terapia por ECMO não seja uma novidade e não tenha seu uso restrito à Covid-19, a escolha do procedimento para o suporte de vida nesses casos foi uma decisão acertada que vai deixar seu legado para a área da saúde.
Esteja preparado para essas transformações e desafios com a pós-graduação em Gestão, Governança e Tecnologias em Saúde da UNESC Digital.