content

ESG estimula diversidade e inclusão na área da saúde

A adoção de práticas baseadas nos princípios ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) vem crescendo em importância no mundo dos negócios e dos investimentos. E na área da saúde, não é diferente.

 

Ações com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão estão nos planos de 58% dos líderes do setor. É o que revela um estudo desenvolvido pela consultoria PwC. Continue a leitura para entender mais. 

 

ESG no foco das lideranças em saúde

 

A pesquisa global “ESG para organizações de saúde” buscou avaliar como as práticas ESG estão sendo incorporadas à gestão do setor. Foram analisados os esforços ESG de 45 prestadoras de serviços de saúde e 32 empresas farmacêuticas e de biociências.

 

Como resultado, o levantamento mostrou que 58% dos líderes do segmento de saúde preveem ampliar projetos de diversidade e inclusão nos próximos 12 meses. E entre os consumidores, 63% consideram positivo que empresas de saúde realizem ações com foco social.

 

O estudo também comparou as estruturas de organizações de saúde com e sem fins lucrativos com foco nas práticas de ESG. Nas organizações sem fins lucrativos, 62% não têm lideranças voltadas a ESG. Já naquelas com lucro, esse número é de 53%.

 

Você também pode se interessar pelo artigo Inspire-se com 5 dos maiores líderes mundiais da história. 

 

Questões sociais concentram esforços

De acordo com a pesquisa, o pilar social é foco de ações de ESG para 77% das empresas farmacêuticas que participaram da pesquisa. Na sequência, aparecem os pilares meio ambiente (12%) e governança (11%).

 

Entre as prestadoras de serviços de saúde, o aspecto social tem ainda mais força: é apontado como principal preocupação por 96% das entrevistadas, enquanto os pilares ambiental e de governança ocupam cerca de 2% cada.

 

Além disso, parte das instituições ouvidas já possui iniciativas voltadas à melhoria da diversidade nos seus quadros. São exemplos programas de inclusão para trabalhadores, que oferecem capacitação e ações de segurança no ambiente de trabalho.

 

Leia também o artigo Inovação em saúde: cresce o número de healthtechs no Brasil.

 

Além das questões voltadas à governança, as ações ESG das empresas ouvidas levaram em consideração o compromisso Net Zero – que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera - das instituições de saúde.

 

Ainda, foi identificado o comprometimento com a diversidade de gênero e raça nos conselhos de administração para os próximos dez anos. 

 

Você pode aprender muito mais 

Desenvolva as habilidades que o mercado procura e prepare-se para liderar as mudanças que setores como a saúde precisam.  Amplie sua visão e crie oportunidades de carreira com a UNESC Digital

 

Matricule-se em um dos nossos cursos de pós-graduação e tenha acesso a uma forma leve e ágil de aprender, 100% online e com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Conheça nossos cursos.

Comentários