Blog da Unesc Digital

Estado de Flow - Entenda como funciona a técnica que irá aumentar a sua produtividade

Escrito por UNESC Digital | 29 de Setembro de 2021

Você já deve ter se sentido tão motivado fazendo algo que chegou a perder a noção do tempo. Esse momento que foi alcançado é conhecido como estado de flow. A prática também é conhecida como estado de fluxo, é um momento que a mente humana consegue superar todas as barreiras e ter períodos de foco total. Esse estado é desejado por muitos, principalmente por profissionais e estudantes, pois possui efeitos positivos na mente, como por exemplo, o aumento da produtividade e do bem-estar.

 

O que é?

 

Bem como, a expressão foi criada pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que identificou o estado de flow durante o tempo em que estudava as razões por trás da felicidade de pessoas, logo após a Segunda Guerra Mundial. Durante a pesquisa do psicólogo, foram realizados testes com diversos participantes que tinham uma condição em comum: possuíam dedicação e satisfação em suas atividades.

 

Por conta disso, nasceu o termo que conhecemos hoje, que corresponde aos momentos de uma experiência de plenitude durante certas tarefas Além disso, o estado de flow também pode ser representado como uma energia que flui pelo corpo e está ligada ao prazer da realização da atividade que está sendo feita naquele instante.

 

Como funciona?

 

Por ser considerado um estado psicológico ou mental, o flow atua no período em que a pessoa fica focada em sua operação, deixando tudo que está acontecendo ao redor de lado. Portanto, não tem como se manter assim por muito tempo, pois quando a atividade que está sendo realizada termina o fluxo acaba.

 

Contudo, segundo Csikszentmihalyi, para acontecer o estado de flow, é essencial que os níveis de competências e desafios estejam em pleno equilíbrio. Ter um plano de carreira bem estruturado, com metas claras e desafiadoras, por exemplo, é fundamental para atingir o fluxo.

 

Nesse sentido, também existem outras técnicas que são capazes de ser colocadas em prática no dia a dia. Confira:

 

  • Tenha foco: nem só de tarefas boas existe em nossa rotina, comece pelas atividades mais difíceis ou mais complicadas de serem trabalhadas.

  • Pratique suas habilidades: é fundamental reconhecer em quais tarefas você acaba se dando bem e em quais outras que você não é tão bom assim. Por isso, procure desenvolver essas habilidades que você ainda não tem prática. Você vai ver que, futuramente, quando você conseguir exercer alguma atividade dessas sentirá um prazer de ter conseguido realizá-la.

  • Invista em ambientes tranquilos: ao realizar certos trabalhos ou estudos, estar em um ambiente calmo, limpo e sem distrações. Dessa forma você conseguirá se manter focado em suas atividades.

 

Você nunca aprendeu assim

 

Aprendizado no seu ritmo, como e onde você quiser. Na UNESC Digital você não precisa escolher entre evolução profissional e qualidade de vida.

 

Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva e duração de 6 meses.

 

Conheça os nossos cursos e descomplique a sua evolução profissional.