content

Leitura dinâmica: 5 técnicas para mergulhar nesse método

Já imaginou ler mais de 200 páginas de um livro em menos de 3 horas? Pois isso é possível através de uma técnica conhecida como Leitura Dinâmica.

 

Muito utilizada para otimizar o tempo de leitura sem comprometer a compreensão do conteúdo, retenção de informações e qualidade de aprendizado, esse método é ideal para quem precisa ler um grande volume de informações, mas conta com um tempo reduzido para executar a tarefa.

 

Neste artigo, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse conceito, trazendo algumas técnicas que vão auxiliar você a desenvolver esse hábito. Vamos nessa?

 

Entendendo a Leitura Dinâmica

 

Em nosso dia a dia somos bombardeados por inúmeras informações, que chegam através de diversos canais. Redes sociais, e-mails, sites e portais de notícias são alguns desses exemplos. 

 

E a pergunta que fica é: como podemos absorver tantas informações em tão pouco tempo?

 

A leitura dinâmica serve justamente para nos ajudar nesses momentos. Esse conjunto de técnicas tem como objetivo aumentar a velocidade de leitura sem comprometer o seu entendimento e a absorção de informações.

 

A leitura dinâmica pode ser utilizada para diferentes propósitos, como por exemplo:

 

  • Adquirir informações rapidamente
  • Otimizar a execução de tarefas
  • Aprimorar o vocabulário
  • Melhorar a capacidade de compreensão
  • Ampliar o seu repertório

 

Seja qual for o seu objetivo, esse método possui inúmeras vantagens e pode ser aplicado tanto em nossa rotina de trabalho como na hora de colocar as leituras em dia.

 

Quer colocar em prática e não sabe por onde começar? Confira esse passo a passo para desenvolver a sua leitura dinâmica.

 

Encontre o lugar ideal

 

O local que você normalmente escolhe para ler pode influenciar e muito a velocidade e dinamismo dessa atividade. Lugares com muito movimento e barulhentos podem atrapalhar a sua concentração e prejudicar o seu desempenho.

 

Por isso, escolha locais que sejam silenciosos e confortáveis, e que estimulem a sua concentração.

 

Não pronuncie as palavras

 

Você costuma pronunciar mentalmente ou verbalmente as palavras enquanto lê? Pois pare com esse hábito agora.

 

Quando isso acontece, você acaba lendo palavra por palavra, o que impede o desenvolvimento de uma leitura dinâmica. A velocidade com a qual você lê diminui e, consequentemente, sua capacidade de compreensão. 

 

O nosso cérebro acaba ocupado com a pronúncia, o que dificulta a interpretação do que está sendo lido. Resultado: você terá que reler várias vezes o mesmo conteúdo. 

 

Utilize a técnica de skimming

 

Skimming é uma prática que consiste em passar rapidamente os olhos pelo conteúdo, com o objetivo de extrair apenas o essencial.

 

Essa técnica é muito útil para obter informações sobre um assunto específico, pois o skimming permite identificar se em um determinado livro ou material existem informações relevantes sobre a temática desejada. 

 

Utilize a técnica de scanning

 

Essa técnica consiste em identificar palavras-chave no material, ou seja, termos que são relevantes para o que você deseja extrair do conteúdo. 

 

Por exemplo, se você está realizando a leitura de um artigo sobre Gestão de Pessoas, mas o seu foco é Produtividade, com a técnica de scanning você pode buscar temas relacionados à sua palavra-chave como “tempo” e “organização”, e otimizar o seu processo de leitura.

 

Dessa forma, você obtém as informações que são úteis para a sua pesquisa e “pula” o restante.

 

Pratique e monitore o seu desempenho

 

Como qualquer outra atividade, a leitura dinâmica requer prática e para saber se ela está gerando resultados é preciso monitorar o seu desempenho.

 

Para isso, conte com a ajuda de um cronômetro e contabilize o seu tempo de leitura, mas não apenas isso, observe também o aproveitamento obtido e durante a prática e se você conseguiu compreender o assunto da forma desejada. 

 

Para ler!

 

Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto? Então confira as nossas indicações de leitura! 

 

  • Leitura Dinâmica e Memorização, por Ricardo Soares e William Douglas
  • Ler depressa, por Tina Konstant
  • Método MIL: Leitura e Memorização, Gabriel Soares Muniz
  • Os Neurônios da Leitura: Como a Ciência Explica a Nossa Capacidade de Ler, por Stanislas Dehaene
  • Você sabe estudar?, por Claudio Moura Castro

 

Você nunca aprendeu assim

 

Mergulhe nesse universo leve e agradável. Com os cursos de pós-graduação e MBA da UNESC Digital, em 6 meses, você aprofunda seus conhecimentos em um formato 100% online com uma metodologia exclusiva de aprendizado.

 

Conheça o nosso portfólio de cursos e descomplique a sua evolução profissional.

Comentários