content

Lifelong Learning: Aprender é uma tarefa para a vida toda

É normal visualizarmos a vida em etapas. Durante a infância, por exemplo, cada novidade é uma grande descoberta. Muito diferente da adolescência, onde acreditamos ter desvendado todos os mistérios do universo. Isso, claro, até a maturidade chegar e nos mostrar que as coisas não são bem assim.

 

A vida é um eterno aprendizado. As descobertas não param só por que finalizamos ciclos, muito pelo contrário, elas se multiplicam em inúmeras possibilidades. E é daí que surge o  Lifelong Learning.

 

Esse conceito refere-se a um processo contínuo de aprendizagem, ou seja, ele não se limita aos métodos tradicionais de ensino e considera que o aprendizado deve ser algo constante e presente ao longo da vida. 

 

O termo conquistou popularidade durante a década de 90 e vem transformando não só a forma como aprendemos, mas também como ensinamos. O tradicional abre espaço para novos formatos e experiências inovadoras, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

E por falar em profissional, o Lifelong Learning vem conquistando cada vez mais espaço nos ambientes corporativos, que enxergam no conceito uma oportunidade para o aperfeiçoamento. 

 

Com um mercado cada vez mais competitivo, a formação contínua e o desenvolvimento de novas habilidades se tornam indispensáveis para qualquer profissional. 

 

Os 4 pilares do Lifelong Learning

 

A Lifelong Learning Council Queensland é uma organização sem fins lucrativos, que busca promover o conceito pelo mundo. Segundo ela, existem quatro pilares fundamentais que moldam a aprendizagem contínua: conhecer, fazer, conviver e ser. 

 

Entenda o que cada um significa.

 

Aprendendo a conhecer

Para reter o conhecimento adquirido, é preciso ter prazer e interesse pelo assunto. Ou seja, quanto maior for o seu grau de interesse pelo tema, maior será o consumo de informações sobre o assunto.

 

Aprendendo a fazer

A teoria é fundamental, mas é através da prática que conseguimos exercitar o conhecimento adquirido e transformá-lo em um hábito. Os dois precisam caminhar lado a lado durante o desenvolvimento de novas habilidades. 

 

Aprendendo a conviver

A convivência pode conter lições valiosas. As relações humanas podem proporcionar experiências enriquecedoras, além de possibilitarem a sociabilidade e o aprendizado em grupo.

 

Aprendendo a ser

O desenvolvimento humano também está entre os pilares fundamentais do Lifelong Learning. Estimular a autonomia durante o aprendizado é uma forma de explorar todo o seu potencial para descobrir coisas novas. 

 

Benefícios do Lifelong Learning

 

Agora que você já entendeu como funciona esse conceito, confira alguns benefícios ao se tornar um lifelong learner.

 

  • Você pode aprender em qualquer hora ou em qualquer lugar
  • Não existem limitações de assuntos ou temas
  • Enriquece sua vida pessoal e profissional
  • Possibilita novas descobertas
  • Aperfeiçoa habilidades já existentes
  • Impulsiona a inovação
  • Criar novas conexões e incentiva a troca de ideias

 

Como colocar em prática o Lifelong Learning?

 

São inúmeras as possibilidades de aprendizagem proporcionadas pelo conceito. Confira algumas formas de se manter sempre atualizado e aprendendo com qualidade.

 

Conteúdo online

A internet sem dúvida é uma grande aliada do Lifelong Learning. A flexibilidade de formatos possibilita conteúdos dinâmicos e atrativos. Você pode aprender através de blogs, vídeos, podcasts, ebooks e outros tantos materiais gratuitos disponíveis na rede. Basta escolher o tema e mergulhar nas possibilidades.

 

Leia, leia, leia

Sem dúvida, a leitura continua sendo uma das principais formas de aprendizado e retenção de conhecimento. E o melhor de tudo: ela não tem limites. Você pode consumir desde grandes obras de autores renomados a sites de notícias, jornais e revistas. Além disso, a leitura é um verdadeiro exercício para o nosso cérebro. 

 

Cursos de pós-graduação e MBA

Para quem deseja apostar em um aprendizado mais aprofundado e direcionado, os cursos de pós-graduação e MBA são ótimas alternativas. A UNESC Digital, por exemplo, é a combinação perfeita entre o aprendizado de qualidade e bem-estar, com um formato ágil e 100% online, ideal para quem busca desenvolvimento agora.

 

Você nunca aprendeu assim

A metodologia de ensino UNESC Digital oferece uma experiência leve, enriquecedora e gratificante, como a vida moderna pede. Invista na sua evolução profissional com os nossos cursos de pós-graduação e MBA e adquira novas habilidades para a sua carreira.

Comentários