content

Live Commerce: Uma nova tendência do e-commerce

Novas maneiras de se destacar no segmento de compras online estão aparecendo no mercado. No Brasil, aos poucos uma delas tem se destacado: as Lives Commerce .

 

Usar a tecnologia de transmissão ao vivo para demonstrar um produto ou serviço e vendê-lo é a mais nova tendência do e-commerce.

 

O recurso já era bastante utilizado pelos canais de televisão, mas com o crescimento do comércio na internet ele vem ganhando força e novas configurações. Assim, se consolida como,sem dúvidas, uma inovação no mercado.

 

A estratégia aparece como tendência para o Brasil em 2021, levando em consideração que o interesse pelo assunto obteve crescimento de 36,99% nos últimos 3 anos, segundo o índice de buscas do Google Trends.

 

Ainda assim, há quem não conheça muito sobre esse novo método de vendas e consumo. Se você quer entender um pouco mais, então essa leitura é para você!

 

Live Commerce sem mistério

As Lives Commerce são lives de demonstração com foco em vendas, feitas via plataformas de streaming. Nesse formato, os produtos são exibidos e têm suas funções descritas por um apresentador, influenciador digital, ator ou artista.

 

Embora não seja sua finalidade entreter, é inevitável que as Lives Commerce lembrem um programa de auditório. A inovação replica os antigos programas de TV, como os da empresa Shoptime, por exemplo, que apresentava e testava seus produtos ao vivo.

 

Entretanto, o novo método apresenta novas configurações o que garante algumas vantagens. 

 

Por que devo investir nessa tendência?

Diferentemente dos programas televisivos de alguns anos atrás, com a internet e o uso de vídeos ao vivo, hoje as empresas podem aproveitar a interação com clientes e o pagamento em tempo real no final da transmissão. 

 

Assim, vem se confirmando que o método apresenta muito mais potencial de conversão em vendas do que os utilizados antigamente.

 

É o que mostra o estudo da Hubspot, que demonstra que em 90% dos casos o formato é importante para a decisão de compra.

 

Além disso, quando falamos de conteúdo ao vivo, a lista de benefícios é ainda maior. Descubra as principais vantagens de apostar nesse método inovador:

 

1- Mostra o produto de forma prática;

2- Possibilita maior interatividade com o cliente;

3- Permite o uso de gamificação, ou seja, adicionar elementos lúdicos ao processo para oferecer missões para os clientes em troca de benefícios como descontos ou prêmios;

4- Permite a captação de leads para estabelecer um relacionamento com o público, o que conduz e fideliza a jornada de compra do cliente.

 

Quer colocar em prática e não sabe por onde começar? Confira os principais caminhos, de um modo geral, para planejar a sua estratégia de Live Commerce.

 

Conheça o seu público

Quanto mais você entende com quem a sua empresa fala, melhor você conseguirá transmitir a mensagem e fechar vendas. Além disso, uma boa dica é entender também que personalidades conversam com o seu produto ou serviço, afinal é ela que vai conversar com o seu público.

 

Escolha uma plataforma integrada

Uma plataforma integrada permite um caminho mais curto entre a transmissão do vídeo e o carrinho de compras, o que possibilita uma chance maior de fechar vendas. Além disso, garantir que a plataforma seja estável e segura é essencial para uma boa experiência do cliente em todos os momentos.

 

Faça um plano de marketing e vendas

Pense na estratégia do início ao fim. Fazer um plano de marketing e vendas é fundamental para garantir o sucesso da sua live. Estabeleça metas, defina estratégias e escolha bons influenciadores para apresentar a sua live. Ah, e não se esqueça de planejar o conteúdo da transmissão.

 

Para ler

Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto? Então confira as nossas indicações de leitura!

 

  • Marketing Digital na Prática, por Paulo Faustino
  • Planejamento estratégico orientado para o mercado, por Francisco Gracioso
  • Comportamento do consumidor, por Wayne D. Hoyer
  • Economia e mercados, por César Robero Leite Silva
  • Gestão do Conhecimento: Os Elementos Construtivos do Sucesso, por Gilberto Probst e outros

 

Todas as obras fazem parte do plano de ensino da pós-graduação em Marketing, Branding e Experiência Digital da UNESC Digital.

 

Você nunca aprendeu assim

Com a UNESC Digital, você não investe apenas em um curso de pós-graduação ou MBA, você investe na sua evolução profissional por meio de uma metodologia exclusiva.

 

Conheça o nosso portfólio de cursos e descomplique a sua carreira.

Comentários