No mundo todo, o assunto do momento é a pandemia da Covid-19. E tem como ser diferente?
Primeiramente, quando o Sars-CoV-2 (vírus causador da doença) surgiu, ele ainda era desconhecido entre os especialistas. E foi a busca incessante por respostas que fez com que uma das áreas da biologia ganhasse grande destaque: a microbiologia.
Assim, quando microbiologistas do mundo inteiro se reuniram para estudar e entender como o coronavírus ataca o organismo, esses profissionais ganharam grande destaque no mercado e se tornaram os porta-vozes durante esse momento pandêmico.
Atualmente, são eles que apontam o que funciona ou não na prevenção da doença e o que deve ser feito para combater a disseminação do vírus. Você já deve ter acompanhado algum deles em entrevistas nos grandes jornais pela televisão.
Afinal, do que se trata exatamente essa área que ganhou grande destaque em menos de dois anos? Quer entender um pouco mais? Então essa leitura é para você.
Pra começar, o termo microbiologia vem do grego mikros, que significa pequeno e bio e logos, “estudo da vida”. Assim, a microbiologia é o ramo da ciência que estuda os microrganismos, ou melhor, os seres vivos minúsculos que só podem ser vistos pelos humanos por meio do microscópio.
Portanto, essa é uma das áreas da biologia que pesquisa todos os aspectos dos microrganismos, ou seja, o modo de vida, a fisiologia, o metabolismo, e as relações com o meio ambiente e demais espécies. E surgiu da busca pelo entendimento de doenças que surgiam e de que forma elas atacavam e eram transmitidas pelo organismo.
Desse modo, com o passar do tempo, novas descobertas foram sendo feitas e a microbiologia ganhou diversas áreas de estudo. Algumas delas são:
Estuda os microrganismos relacionados à produção de medicamentos.
Pesquisa os organismos vivos minúsculos e sua relação com a imunologia no controle e prevenção de doenças.
Estuda os microrganismos que habitam e contaminam os alimentos.
Analisa de que forma os fungos e bactérias agem na decomposição, tanto de matéria orgânica quanto de elementos químicos da natureza.
Engloba pesquisas relacionadas à manipulação genética e molecular dos organismos.
Resumindo, com a microbiologia foi possível aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos seres humanos. Sendo assim, o estudo dos microrganismos foi de extrema importância para descobertas de causas e formas de transmissão de doenças, além de métodos preventivos como vacinas, medicamentos e soros.
Por outro lado, a microbiologia teve papel importante também para a tecnologia de alimentos: nos processos de conservação e fermentação dos produtos alimentícios. Além disso, ajudou a evitar patologias nos animais e permitiu a conservação de fatores biológicos e uma degradação menor do solo, fator de extrema importância para a evolução dos seres vivos que compõem o planeta.
Já a respeito das grandes doenças, a microbiologia auxilia até hoje no melhor entendimento das características de vírus e doenças. No caso da Covid-19, o estudo permitiu ter a ciência de que o vírus estaria presente em micropartículas expelidas pelas pessoas ao tossir ou ao falar. Essa descoberta fez toda a diferença para encontrar uma das formas mais comuns de combate à pandemia hoje: o uso das máscaras.
E aí? Viu como essa área de estudo é fundamental? E quem carrega um pouco dessas descobertas e histórias são os livros de microbiologia, essenciais na formação.
Pensando nisso, separamos 5 principais obras sobre microbiologia para você que está em busca de informações sobre o tema. Confira:
Você sabia que a UNESC Digital conta com um portfólio de cursos de pós-graduação e MBA voltados para a área da saúde? Evolua profissionalmente com uma das melhores universidades do país.
Pós-graduação em Gestão, Governança e Tecnologias em Saúde
Pós-graduação em Treinamento Físico: Biomecânica, Metodologia e Prática
Pós-graduação em Enfermagem e Assistência: Urgências, Emergências, APH e UTI
Pós-graduação em Saúde Pública e Atenção Primária à Saúde
Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC): metodologia e prática clínica
UNESC Digital: você nunca aprendeu assim.