content

5 carreiras para seguir se você deseja trabalhar com o Meio Ambiente

O mundo  está cada vez mais engajado em questões ambientais como as mudanças climáticas, a utilização e preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento das tecnologias limpas e de uma cultura de consumo consciente. E o mercado precisa de profissionais especializados e mais preparados para esses novos desafios da sustentabilidade.

 

Pensando nisso, separamos 5 carreiras que você pode seguir se deseja trabalhar com meio ambiente. Confira: 

 

Gestor Ambiental

Por meio do seu trabalho, promove a preservação da natureza, a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade nos processos de produção e comércio. O gestor ambiental trabalha em programas de reciclagem de materiais, recuperação de áreas degradadas como florestas, mananciais e reservas. Além disso, estuda o impacto ambiental para desenvolver estratégias e métodos para o uso racional da água e da reciclagem do lixo e até mesmo na área de educação ambiental.

 

Consultor de Direito Ambiental

Uma área específica para quem possui formação em Direito. A principal função desse profissional é fornecer orientação jurídica às empresas sobre assuntos como licenciamento ambiental, utilização de recursos hídricos ou regularização de imóveis rurais, para que estejam em dia com a legislação ambiental. Além de que para exercer a profissão legalmente, o advogado também precisa ter sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

Gestor de Geoprocessamento

Este profissional coleta dados que serão utilizados para elaborar estudos sobre o impacto ambiental, mapeando locais e identificando as áreas desmatadas ou poluídas para que haja a elaboração de projetos de preservação e recuperação do ecossistema. Essa carreira é uma possibilidade de atuação que está dentro das alternativas de quem pertence à área de gestão ambiental.

 

Engenheiro Ambiental

Uma profissão que abre diversas oportunidades de atuação, tanto no setor público quanto no privado. Algumas das possibilidades nesse segmento são: bioprocessos e biotecnologia, controle de poluição, geoprocessamento, planejamento e gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas, recursos hídricos e saneamento.

 

Especialista em Energias Renováveis

Essa carreira tem uma rotina de trabalho com o planejamento, desenvolvimento e análise de diversos projetos. É esse profissional que coordena a implantação de usinas, analisando previamente os impactos ambientais que esta pode causar. Além disso, avalia as melhores fontes de energias limpas que serão utilizadas, levando em consideração o local e quais são as necessidades existentes. Ele cuida da manutenção dos sistemas e verifica as normas técnicas e de segurança.


Esteja preparado para esses novos desafios e seja capaz de fazer empresas coexistirem com as questões ambientais em um mundo e mercado cada vez mais exigentes e ávidos por sustentabilidade. 

 

Conheça a pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital e combine a sua evolução profissional com qualidade de vida. Matricule-se agora.

Comentários