content

Métodos de estudos: a chave para o sucesso do aprendizado

Você já sentiu dificuldade em estudar? Esse impasse é comum na vida de muitos acadêmicos.

 

Por isso, ter um método de estudo pode transformar a forma que você absorve os conteúdos, principalmente quando você tem dificuldade de memorizar alguns assuntos. Essas técnicas podem melhorar a sua produtividade, fazendo com que você consiga fixar melhor as ideias, além de otimizar a sua rotina.

 

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura do artigo e conheça alguns métodos que podem se encaixar na sua dinâmica de estudos.

 

O que são métodos de estudo?

 

São estratégias e técnicas utilizadas por estudantes para aprimorar o processo de aprendizado e maximizar a compreensão e retenção de informações.

 

Esses métodos desempenham um papel fundamental na trajetória de estudos, ajudando os alunos a adquirirem conhecimentos de forma mais eficiente.

 

Além disso, essas ferramentas permitem que os estudantes otimizem seu tempo de rendimento durante o aprendizado e explorem diferentes abordagens de conhecimento.

 

Quais são os principais métodos de estudos?

 

Estudar exige muita dedicação e empenho do nosso cérebro. Por esse motivo, muitas pessoas enxergam esse processo como algo difícil e maçante. Pensando nisso, listamos os métodos de estudos mais relevantes para você colocar em prática.

 

1 | Técnica Pomodoro

Essa metodologia consiste em estudar por períodos curtos, de cerca de 25 minutos, seguidos de pausas breves. A cada quatro períodos de foco, faça uma pausa mais longa. Essa técnica ajuda a manter a concentração e a produtividade.

 

2 | Mapa mental

É uma maneira que ajuda a memorizar os principais conceitos de algum conteúdo criando resumos atrativos, possibilitando uma organização lógica dos assuntos estudados.

 

3 | Flashcards

São pequenos pedaços de papel em formato de fichas ou cartões, que contém a pergunta na frente e a resposta no verso. Funcionam como técnicas mnemônicas em que o objetivo é focar na memorização, baseado na metacognição.

 

4 | Ensine para aprender

Uma excelente forma de consolidar o conhecimento é ensinando o que você aprendeu a outras pessoas. Essa prática fortalece suas habilidades de comunicação e reforça a compreensão do conteúdo.

 

5 | Método Robinson

Mais conhecido como a sigla EPL2R, o processo se baseia em momentos essenciais do aprendizado: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar. Este método foi fundamentado nos estágios de leitura, a ideia é que você faça uma análise superficial do que aprendeu e vá se aprofundando aos poucos.

 

6 | Técnica Cornell

É uma técnica para resumir seus conteúdos. Você deve dividir as folhas de anotações em três seções, cada uma será destinada para um objetivo, como por exemplo: resumo, tópicos e anotações em geral.

 

Além desses métodos, existem algumas boas práticas que você pode aplicar no seu dia a dia para simplificar ainda mais seus estudos. Confira:

 

  • Além de ler, escreva. Durante os estudos, crie o hábito de enquanto estiver lendo algum livro ir anotando à mão tudo que você achar interessante. Seu cérebro irá focar na escrita e você conseguirá se concentrar no que está fazendo;

  • Desative as notificações do celular. Procure tirar de perto tudo que possa tirar a sua atenção;

  • Crie um cronograma de estudos. É muito importante criar uma organização dos conteúdos que você irá estudar, dessa forma ficará mais fácil se concentrar no que tem que priorizar;

  • Sempre que possível revise a matéria estudada. Tire um dia para você revisar todo o conteúdo que foi estudado durante a semana, dessa forma seu cérebro conseguirá se acostumar com uma rotina contínua de estudos, além de memorizar com mais facilidade tudo que foi visto.

 

Invista no seu desenvolvimento

 

Você sabia que ter uma pós-graduação ou especialização pode proporcionar melhores chances de empregos e salários? Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), profissionais que possuem essa qualificação podem ter um aumento em seus salários de até 225%.

 

Dessa forma, a educação é um dos melhores investimentos para a sua carreira.

 

Aqui, na UNESC Digital, o aprendizado é no seu ritmo, como e onde você quiser. Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses. Conheça nosso portfólio de cursos e desenvolva as habilidades necessárias que o mercado de trabalho valoriza.


Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um polo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. Matricule-se.

 

Comentários