content

5 livros-reportagem para se manter conectado com a atualidade

Para quem busca estar sempre atualizado sobre o mundo atual, os livros-reportagem são ótimas indicações de leitura.

Esse gênero literário muitas vezes acaba passando despercebido em meio às biografias e livros de ficção, entretanto, é capaz de apresentar histórias e personagens reais com muita sensibilidade, empatia e honestidade.

 

Os livros-reportagem trazem análises profundas sobre pautas importantes e de relevância na mídia. Com investigações minuciosas, esse tipo de narrativa convida o leitor a mergulhar nos temas e refletir sobre o seu próprio papel na sociedade.

 

Confira essa seleção de 5 obras atuais, com temáticas contemporâneas e aclamadas pela mídia. Aproveite a leitura!

 

Ela disse: Os bastidores da reportagem que impulsionou o #MeToo

A história por trás da reportagem que expos os casos de assédio cometidos por Harvey Weinstein, que culminou em um dos maiores furos jornalísticos da década e na criação do movimento global #MeToo. 

 

O livro escrito pelas jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey, responsáveis pela reportagem publicada no New York Times, descreve em detalhes os bastidores da investigação, reflete sobre o futuro do movimento #MeToo e compartilha testemunhos poderosos de mulheres que se manifestaram  ― pelo bem de outras, das próximas gerações e por elas mesmas.

 

A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital

Essa obra escrita por uma das maiores jornalistas da atualidade é um relato íntimo e honesto sobre as ameaças à liberdade de imprensa no Brasil e no mundo. 

 

A jornalista Patrícia Campos de Mello reflete sobre a forma como as redes sociais vêm sendo manipuladas por lideranças populistas e como as campanhas de difamação atuam como uma forma de censura. 

 

O livro mostra os bastidores de reportagens da jornalista e evidencia os ataques de que foi vítima. Com um relato envolvente, A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital também é um manifesto em defesa da liberdade de informação. 

 

A terra inabitável: Uma história do futuro 

Esse best-seller do New York Times é uma reportagem corajosa e desafiadora sobre os problemas que ainda vamos enfrentar em decorrência do aquecimento global.

 

Fazendo uma projeção sobre o nosso futuro, o jornalista David Wallace-Wells joga luz sobre tudo o que nos aguarda: falta de alimentos, emergências em campos de refugiados, enchentes, destruição de florestas e desertificação do solo. 

 

Além disso, ele reflete sobre as mudanças políticas e culturais que afetarão o mundo e uma mudança radical na forma como entendemos a vida. Essa obra envolvente é um convite para refletir sobre a devastação que trouxemos a nós mesmos, e também um chamado à ação.

 

O livro de David Wallace-Wells está entre as obras essenciais do curso de Pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital. 

 

Brilhe na sua praia: a Bíblia da garota negra

Esta obra inspiradora, honesta e provocante é uma celebração a todos os avanços já conquistados pelas mulheres negras, servindo como um conselho para todos aqueles que desejam criar um futuro melhor e visível.

 

Ilustrado com dezenas de entrevistas, realizadas com mulher negras bem-sucedidas como a diretora vencedora do British Academy of Film and Television Arts, Amma Asante, Vanessa Kingori, da Vogue britânica, e a medalha de ouro olímpica Denise Lewis, o livro de Elizabeth Uviebinené e Yomi Adegoke é uma leitura essencial para todas aquelas que desejam alcançar o sucesso. 

 

Dá um tempo! Como encontrar limite em um mundo sem limites

Você já sentiu como se, mesmo realizando dezenas de tarefas por dia, ainda não parece ser o suficiente? Dá um tempo! é um convite à busca por limites em um mundo onde eles parecem estar em falta.

 

Nesta obra, a jornalista Izabella Camargo reflete sobre a sociedade moderna, identificando as transformações que nos levaram a viver em um mundo cada vez mais rápido. 

 

Reunindo percepções e experiências relatadas por mais de cem entrevistados, desde personalidades a professores, formadores de opinião e especialistas no assunto, Dá um tempo! é uma reflexão sobre os nossos próprios limites, a busca por uma vida cada vez mais saudável e como manter o tempo sempre ao nosso favor. 

 

Conecte-se com o mundo atual

Mergulhe em temas contemporâneos e torne-se especialista em áreas promissoras. 

 

Reunimos todo o conhecimento em nossos cursos de Pós-graduação e MBA. Todos em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideais para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários