content

5 vantagens de ter um cronograma personalizado de estudos

Manter a disciplina nos estudos nem sempre é uma tarefa fácil. Para encontrar o equilíbrio entre o bem-estar e as responsabilidades, é preciso descobrir qual a melhor forma de manter o foco nos estudos e como administrar o tempo para focar nesses novos conhecimentos.

 

Uma boa estratégia para alcançar essa organização e manter a disciplina, é a criação de um cronograma personalizado. Com um plano feito para você, é possível flexibilizar melhor as suas atividades e focar nos pontos mais importantes para sua evolução profissional.

 

Quer aprender a melhor maneira de desenvolvê-lo e torná-lo presente na sua rotina? Então siga essa leitura, nós elaboramos um conteúdo que promete esclarecer as suas dúvidas.

 

O que é um cronograma personalizado de estudos?

O cronograma de estudos é uma ferramenta de planejamento que facilita a organização do tempo disponível para estudar. Ele ajuda você a enxergar todo o conteúdo a ser estudado de uma forma mais estruturada. Dessa forma, você consegue identificar como e quando estudar os conteúdos programados em tempo hábil para alcançar o seu objetivo final.

 

Por que criar o seu próprio método de estudos?

São muitas as diferenças de aprendizagem entre os estudantes. Existem pessoas que são mais ativas pela manhã. Outras, no final do dia. Alguns estudantes funcionam melhor com livros físicos. Outros, já absorvem melhor o conhecimento através de áudios ou vídeos. Para alguns a explicação textual e teórica é suficiente. Já para outros, é preciso uma parte prática para fixar o conhecimento. 

 

Um cronograma personalizado de estudos nesses casos oferece inúmeras vantagens. Descubra as 5 principais vantagens desse método:

 

O plano é personalizado para você

Cada pessoa possui o seu próprio tempo de aprendizado e concentração e pode ser que o seu tempo não seja o mesmo que o de outras pessoas. Por isso, ter um cronograma personalizado feito de você para você é muito vantajoso, afinal, só você conhece bem a sua rotina e a sua disponibilidade para estudar.

 

Permite focar nos pontos mais importantes do estudo

Com os horários apertados, encaixar as matérias que precisam ser estudadas entre a vida profissional é uma tarefa que demanda organização. Ter um cronograma permite que você dê prioridade aos conteúdos mais importantes mantendo prazos e entregas.

 

Fortalece o processo de memorização

Com um cronograma personalizado e uma rotina de estudos você consegue revisar constantemente os pontos mais importantes, facilitando a absorção e memorização dos conteúdos. A constante lembrança é o que faz um assunto ser realmente cravado na memória cerebral.

 

Possibilita a revisão espaçada

Uma maneira de reter o conteúdo é a revisão espaçada. O método consiste em revisar o que foi aprendido de forma constante, seguindo uma programação. Assim, é possível espaçar e intercalar os estudos, como também fazer horas mais flexíveis. Além disso, é comprovado que espaçar o conteúdo é mais vantajoso do que aprender tudo de uma vez. 

 

Permite flexibilização e favorece a saúde mental

Aqui a lógica é bem simples: quanto mais organizado for a sua rotina e cronograma de estudos, mais você terá tempo para sair, fazer exercícios físicos e curtir com os amigos. Seguir um cronograma próprio de estudos permite uma flexibilização maior e mais vantagens para a sua saúde mental. 

 

Buscando mais flexibilidade no seu dia a dia?
Descubra o jeito UNESC de evoluir

Aprendizado no seu ritmo, como e onde você quiser. Na UNESC Digital você não precisa escolher entre evolução profissional e qualidade de vida. 

 

Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva e duração de 6 meses.

 

Nossos cursos seguem o mesmo que queremos para nossas vidas: uma experiência leve, enriquecedora e gratificante, como a vida moderna pede. Conheça o nosso método. Matricule-se agora.

Comentários