content

6 hábitos de líderes altamente eficazes segundo o Google

Crescer dentro de uma organização é o objetivo profissional de muitos colaboradores. Afinal, evoluir em novas posições e conquistar cargos de gestão são fatores importantes na construção de uma liderança de sucesso.

 

Entretanto, a cada nova etapa surgem novos desafios. Pensando nisso, o Google desenvolveu uma pesquisa para auxiliar seus colaboradores durante essas transições e desmistificar os segredos que levam a uma boa gestão.

 

O estudo interno analisou mais de 10.000 impressões que incluíram tópicos como avaliações de desempenho, pesquisas, indicações para prêmios e reconhecimento. Através dessa análise, o Google identificou os 6 principais hábitos de líderes altamente eficazes. Conheça agora quais são eles no blog UNESC Digital.

 

Mentalidade de crescimento e identificação de valores

O Google estimula seus gestores a desenvolverem uma mentalidade construtiva, cultivando novos aprendizados e habilidades dentro das equipes. Além disso, a empresa incentiva suas lideranças a identificar valores e impulsioná-los em seus estilos de gestão. 

 

Inteligência emocional

Essa capacidade de reconhecer e compreender emoções, tanto em você quanto nos outros, e aprender a gerenciá-las, está entre as habilidades de um gestor altamente eficaz. 

 

Gestores que possuem  inteligência emocional tomam melhores decisões, sabem se comunicar com eficácia e são mais identificáveis.

 

Troca de experiências

A troca com outras lideranças é fundamental para a construção da sua gestão. Ao cultivar esse hábito é possível compartilhar desafios de gestão, obter conselhos e orientações valiosas, além de construir estratégias viáveis para os times.

 

Coaching

Através desse estudo, o Google identificou que uma das principais qualidades das lideranças de sucesso é ser uma bom “coach” para as equipes.

 

Para a empresa, um bom treinador...

 

  • Fornece feedbacks oportunos e específicos;
  • Também fornece feedbacks sólidos, com motivação e cuidado;
  • Realiza adaptações em suas abordagens, atendendo aos estilos de comunicação individuais da equipe;
  • Pratica a escuta ativa e empática com seus colaboradores;
  • Tem plena ciência da sua própria mentalidade e da equipe;
  • Faz perguntas abertas para descobrir a perspicácia do seu time.

 

Feedbacks

Como podemos perceber no item anterior, feedbacks são hábitos importantes para um gestor eficaz. Para o Google essa tarefa é crucial e exige muita sensibilidade, empatia e consistência por parte das lideranças. Seja positivo ou negativo, o gestor precisa saber equilibrar motivação e desenvolvimento, apresentando oportunidades de forma clara e sensível.

 

Tomada de decisões 

Para garantir tomadas de decisões mais assertivas, o Google propõe a seus gestores uma série de questões, estimulando uma articulação inteligente e estratégica.

 

  • O que você está resolvendo?
  • Todos estão na mesma página?
  • Por que isso é importante? 
  • Quem é o tomador de decisão?
  • Como a decisão será tomada?
  • Quando as pessoas podem esperar uma decisão?

 

Com a implementação desses insights e novos estímulos para as lideranças, o Google observou uma melhora de desempenho significativa sobre 75% de seus gestores. 

 

Construa uma liderança altamente eficaz

Torne-se um especialista em liderança para o futuro com o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários