content

8 habilidades necessárias para ser um bom UX

Você sabe quais são as habilidades que um profissional de UX deve possuir ou desenvolver para garantir um ótimo posicionamento no mercado?

 

O 2019 Product Design Hiring Report, com base nas respostas de 1.635 Product Designers, estudantes e responsáveis pelo recrutamento na área, listou as 8 principais soft skills necessárias em um profissional de UX (User Experience).

 

Vamos conhecê-las? Continue a leitura do nosso artigo.

 

Comunicação

Esse profissional sempre atuará com várias equipes e por isso, a comunicação é uma habilidade fundamental.

 

Habilidade analítica

Por atuar próximo ao cliente final, ter um senso analítico é extremamente importante para o desenvolvimento dos projetos. Realizar pesquisas, testes e mensurar resultados faz parte da rotina do profissional de UX.

 

Design Visual

Ter um olhar diferenciado e um senso estético aguçado também pode beneficiar o dia a dia desse profissional. Você não precisa ser um especialista, mas alguns conhecimentos básicos como tipografia, teoria das cores e princípios da usabilidade são necessários para quem desempenha essa função.

 

Empatia

O objetivo do trabalho desse profissional é a satisfação do cliente final, por essas e outras estar atento às necessidades do seu cliente e buscar soluções eficazes para os seus problemas é fundamental.

 

Programação e Gerenciamento de projetos

O profissional de UX precisa ter noções de programação e gerenciamento de projetos. Saber certas linguagens como HTML, CSS e JavaScript pode ser um excelente diferencial, assim como saber planejar e executar um projeto. 

 

Estratégia

O pensamento estratégico é muito valorizado pelo mercado. A união de design e negócios possibilita a criação e desenvolvimento de soluções mais rentáveis e consequentemente lucrativas.

 

Pensamento crítico

Treinar o seu pensamento crítico pode ser um grande diferencial. É ele que permite a realização de pesquisas e análises mais coerentes e que façam sentido com o projeto que está sendo desenvolvido. 

 

Curiosidade

Estar atento e sempre procurando soluções inovadoras é uma habilidade fundamental para esse tipo de profissional. Além de solucionar problemas de forma eficiente e com mais agilidade, a curiosidade é um fator decisivo para a inovação. 

 

Desenvolva novas habilidades

Potencialize os seus conhecimentos e desenvolva todo o potencial com a pós-graduação em User Experience (UX) e design de experiências da UNESC Digital. Matricule-se agora.



Comentários