content

CEOs indicam 4 leituras para você crescer profissionalmente

O site Fast Company perguntou para CEOs de sucesso quais foram os livros que mais impactaram suas vidas e carreiras e quais eles recomendariam para os outros. O resultado foi uma lista diversa de leituras para você que quer crescer profissionalmente e se tornar um líder reconhecido. Confira:

 

Empatia assertiva, de Kim Scott

Este livro, indicação de Andrew Myers, CEO da RippleMatch, é um guia para líderes e foi escrito tanto para chefes como para chefes de chefes. 

 

Baseado em anos de experiência da autora, a ex-executiva do Google e da Apple, Kim Scott, trabalhou com uma equipe para criar um curso voltado a ensinar como ser um bom chefe, e, nos últimos anos, ficou famosa por sua nova abordagem à eficiência na chefia, que ela chama de empatia assertiva.

 

A obra, escrita com clareza, inclui sugestões práticas para os leitores, mostrando aos gestores como ter sucesso sem perder o lado humano no ambiente corporativo, encontrando um sentido no trabalho e criando um ambiente onde as pessoas vão poder apreciar o que fazem e os colegas. 

 

O livro promete ajudar a melhorar seus relacionamentos no trabalho e cumprir suas três principais responsabilidades como chefe: promover uma cultura de feedback (elogios e críticas), criar uma equipe coesa e atingir resultados dos quais todos se orgulham.

 

Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

O livro Rápido e Devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman, indicação de Evan Maridou, fundador e CEO da Milo, nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. 

 

A obra expõe as capacidades extraordinárias, e também os defeitos e vícios, do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. 

 

Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro e os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos. 

 

As questões colocadas por Kahneman se revelam muitas vezes inquietantes: é verdade que o sucesso de um investidor é completamente aleatório e que sua habilidade no mercado financeiro é apenas uma ilusão? Por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar? 

 

O autor revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.

 

Meninos de ouro, de Daniel James Brown

A indicação de Julie Hansen, CEO dos EUA do app Babbel, é o livro Meninos de Ouro que conta a emocionante trajetória de nove jovens humildes do Oeste dos Estados Unidos que deram ao mundo, nas Olimpíadas de 1936, uma autêntica demonstração de coragem.

 

A obra de Daniel James Brown refaz os passos da equipe da Universidade de Washington na década de 1930, que deixou sua marca na história do remo. Ele começa descrevendo a luta dos filhos de trabalhadores braçais contra as exigências físicas, técnicas e psicológicas do esporte e seu empenho para derrotar as equipes das universidades de elite.

 

No centro da narrativa está Joe Rantz, um adolescente sem perspectivas e que rema para encontrar seu lugar no mundo. O menino tenta superar uma desoladora história familiar e as limitações da pobreza e vê o barco de calouros de Washington como sua única chance de continuar na universidade.

 

Ao obter a tão sonhada vaga olímpica, a equipe se vê diante de seu maior desafio: disputar a medalha de ouro nas Olimpíadas Nazistas de Berlim, em 1936, diante do olhar vigilante de Hitler.

 

Com base nos diários dos remadores e nas lembranças do sonho compartilhado, esta obra notável é o retrato de uma época, a celebração de uma incrível conquista esportiva e uma crônica da extraordinária jornada pessoal de um jovem atleta americano.

 

Ame a realidade, de Byron Katie

A indicação de Vlada Bortnik, cofundador e CEO do app Marco Polo, é a obra Ame a realidade, de Byron Katie. O livro, segundo a autora, traz quatro questões que podem mudar a vida de quem o lê. 

 

Katie apresenta O trabalho, um método revolucionário que a fez vencer a própria depressão. Desde que ela começou a transmiti-lo, milhares de pessoas receberam a sua ajuda para lidar com as dificuldades. 

 

O Trabalho é um processo de desconstrução das ideias que temos sobre nossos problemas. Ao aplicar a elas as quatro perguntas que o compõem: “Isso é verdade?”, “Você pode saber com absoluta certeza que isso é verdade?”, “Como você reage, o que acontece quando você acredita nesse pensamento?”, “Quem você seria sem esse pensamento?”, podemos perceber como é fácil dar o sentido que queremos à nossa vida. 

 

Por meio de exemplos reais, como o de uma nova-iorquina traumatizada com os ataques terroristas ao World Trade Center, e o de uma mulher que sofre pela morte de um parente, a autora ensina a praticar essa poderosa auto investigação. 

 

Gostou? Você pode ter acesso ao conteúdo de muito mais obras com as nossas opções em MBA e pós-graduação UNESC Digital. Descubra o jeito UNESC de evoluir.

 

Nossa metodologia única e exclusiva une aprendizagem e qualidade de vida em um método 100% online, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Desenvolva suas habilidades hoje, deixe sua marca. Seu futuro será definido pelas suas escolhas do presente. Matricule-se agora.

Comentários