content

Como o storytelling pode potencializar a sua carreira?

Todos os dias você é impactado por diferentes narrativas: seja lendo um livro, assistindo a um filme ou rolando pela timeline da sua rede social preferida. Uma boa história é capaz de cativar, emocionar e prender a atenção do seu receptor. E é por essas e outras que a arte de contar boas histórias é fundamental ao longo da vida, principalmente quando o assunto é carreira.

 

O storytelling pode ser uma estratégia eficaz na hora de garantir uma comunicação mais assertiva e conectada com diferentes realidades. Além disso, funciona como uma importante ferramenta de marketing pessoal.

 

Conheça um pouco mais sobre o storytelling e aprenda a impulsionar sua carreira através dele!

 

Storytelling sem mistério

 

Também conhecido como a “Arte de Contar Histórias”, o storytelling se refere à habilidade de criar narrativas envolventes e capazes de persuadir o receptor.

 

Com o storytelling é possível: 

 

  • Transmitir personalidade
  • Cativar a atenção do público
  • Humanizar sua marca
  • Despertar sentimentos e emoções
  • Fidelizar clientes

 

Mas engana-se quem pensa que essa é uma tarefa fácil. Contar uma boa história requer tempo, dedicação e, principalmente, estratégia. Com um mercado cada vez mais competitivo, quanto mais envolvente for a sua narrativa, maiores são as chances de se destacar no meio da multidão.

 

E para quem deseja utilizar o storytelling como uma ferramenta de marketing pessoal, aqui vão algumas técnicas que podem ajudar nesse processo.

 

Inclua histórias pessoais

O segredo está nos detalhes. Que tal começar contando um pouco sobre a sua carreira? Humanizar a sua trajetória profissional é um recurso poderoso para gerar engajamento e aproximação com o público. 

 

Use a regra dos 3 elementos

Você pode conhecê-la como “começo, meio e fim”, mas vai muito além disso. A ideia aqui é conectar o seu público a 3 momentos importantes da sua história, sejam eles personagens ou eventos.

 

Para a neurociência, o nosso cérebro tem mais facilidade em entender e lembrar de histórias que se dividem entre três elementos ou pontos principais.

 

Compartilhe seus altos e baixos

A vida não é feita apenas de bons momentos. Os altos e baixos são fundamentais para qualquer narrativa e devem ser destacados na sua história. Afinal, a vida não é perfeita e está tudo bem não ser. As nuances da sua trajetória profissional fortalecem habilidades como resiliência, perseverança, liderança e coragem.

 

Para ler!

Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto? Então confira as nossas indicações de leitura!

 

  • Storytelling: Histórias que deixam marcas, por Adilson Xavier
  • Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da Liderança, por Carmine Gallo
  • O Guia Completo do Storytelling, por Martha Terenzzo
  • Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca, por Donald Miller
  • Storytelling na Prática. 10 Regras Simples Para Contar Uma Boa História, por Dana Norris

 

Você nunca aprendeu assim

 

Com a UNESC Digital, você não investe apenas em um curso de pós-graduação ou MBA, você investe na sua evolução profissional por meio de uma metodologia exclusiva.

 

Conheça o nosso portfólio de cursos e descomplique a sua carreira.

Comentários