Quando falamos em Ciência e Tecnologia é comum não lembrarmos de nomes de mulheres que fizeram ou fazem parte dessas áreas. Isso pode acontecer por falta de conhecimento a respeito desses mercados ou ainda pela falta de incentivo à participação nesses setores.
É o que mostra um levantamento realizado pelo IBGE. Mulheres representam apenas 20% do mercado de tecnologia, sendo que das que entram em cursos de Tecnologia da Informação, 79% desistem no primeiro ano da faculdade.
Além disso, em um estudo realizado pela Women in Tech, 74% das meninas entrevistadas demonstraram gostar de ciência, engenharia, tecnologia e matemática. Porém, apenas 0,4% escolhem estudar Ciência da Computação quando se tornam adultas.
Agora, retornando à pergunta inicial: você sabe quem foi a primeira mulher programadora da história? Você se surpreenderia ao saber que a primeira pessoa a receber um Prêmio Nobel duas vezes foi uma mulher?
Hoje, no Dia Internacional da Mulher, selecionamos quatro mulheres que se destacaram por suas significativas contribuições às áreas de Tecnologia e Ciência. Conheça essas mulheres:
Se hoje temos computador, é graças à invenção de Ada Lovelace. Considerada a primeira programadora da história e mãe da computação, elaa criou o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina.
Em parceria com o cientista Charles Babbage, desenvolveram a “máquina analítica” de cálculos de números de Bernoulli, tida como a pioneira dos computadores.
Além disso, existe um prêmio que leva seu nome e é destinado a pessoas que desenvolvem iniciativas na área da tecnologia.
Mundialmente conhecida por sua contribuição à ciência, foi responsável por descobrir a existência do polônio e do rádio. Elementos químicos que colaboraram com o desenvolvimento de tratamentos médicos, como a radioterapia por exemplo.
Vista como a mãe da Física Moderna, Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a primeira pessoa a receber tal reconhecimento duas vezes, sendo uma em Química, em 1903, e outra em Física, em 1911.
Com diversos títulos importantes, Grace foi a primeira mulher a se formar na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, com PhD em Matemática. Também se consagrou como a primeira almirante da Marinha norte-americana.
Ainda, foi a cientista que liderou a invenção do COBOL (Common-Oriented Business Language), sendo a pioneira em linguagem de programação de alto nível. Assim, contribuiu para a criação de linguagens de programação para o UNIVAC, o primeiro computador comercial fabricado nos EUA.
Além disso, foi pioneira no uso do famoso termo “bug” para retratar problema em softwares.
Conhecida por suas pesquisas com doenças virais, conseguiu formular um remédio capaz de amenizar sintomas de problemas como Aids, Herpes e Leucemia. Sua composição era capaz de inibir a produção de organismos nocivos, sem causar estragos em células saudáveis.
Por essa descoberta, Gertrude Belle Elion ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1988.
Apesar das evoluções ao longo do tempo, o número de mulheres na ciência e na tecnologia ainda é baixo. Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostrou que 59% dos universitários do país são mulheres. Mas quando diz respeito à participação em cursos de ciências exatas, o número cai para 41%.
Faça parte dessa mudança. Estude em uma universidade que admira a evolução de seus alunos e aprenda com grandes profissionais sobre tecnologia, ciências de dados, transformação digital e muito mais.
Invista na sua formação com a UNESC Digital, conheça nosso portfólio de cursos e matricule-se. O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.