content

Disciplina profissional: saiba por que é importante desenvolvê-la

Ter uma carreira de sucesso está entre as metas de muitos profissionais. Mas, para isso dar certo, é preciso desenvolver uma habilidade essencial: a disciplina.

 

Sendo fundamental para todas as áreas da vida, tanto profissional quanto pessoal, ser disciplinado pode lhe ajudar com outras competências essenciais para a sua carreira, como por exemplo, autocontrole e organização para planejar suas metas e objetivos a longo e curto prazo.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você conquistar a disciplina no trabalho e na sua vida pessoal. Continue a leitura do artigo e saiba como começar a mudar com pequenos hábitos.

 

Desenvolvendo a disciplina profissional

 

Para começar, é preciso entender que este hábito é um conjunto de práticas e costumes que está, muitas vezes, relacionado à organização e planejamento pessoal. Ou seja, antes de mais nada, você deve tirar um tempo para rever como está funcionando a sua rotina atual, para então, identificar quais pontos precisam de atenção e mudança. Após essa análise, é importante que você pratique diariamente todas essas pequenas transformações para que, de fato, elas façam parte da sua rotina. Confira mais sugestões.

 

1 | Organize o seu tempo. Saber gerenciar as suas horas pode trazer mais produtividade para a sua rotina. Aprenda a distribuir as suas tarefas, por exemplo, liste por nível de importância ou urgência e comece pela mais difícil. Mas atenção, não se esqueça de separar um tempo para o descanso.

 

2 | Defina seus objetivos e faça um planejamento. Saber onde e como você quer chegar, é uma das principais ações de quem está buscando mais disciplina no trabalho. É pautando suas metas e propósitos, que ficará mais difícil de você se desviar do seu foco. Nesse sentido, é fundamental que você crie um planejamento de curto, médio e longo prazo, como por exemplo, definir o que é preciso para conquistar a tão sonhada promoção.

 

3 | Concentração é fundamental. Durante o trabalho, evite distrações, como checar o celular e suas redes sociais a todo momento. Procure manter o foco naquilo que você está trabalhando. Dessa forma, você conseguirá entregar seus projetos dentro do prazo esperado.

 

4 | Reconheça as causas para a indisciplina. Faça uma autoavaliação e busque entender as razões sobre a sua desorganização. Muitas vezes, a resposta pode estar em alguma frustração com a sua carreira ou emprego. Avalie a resposta e, se necessário, busque ajuda profissional para analisar se existe algo a mais impedindo que você conquiste suas metas.

 

A importância da disciplina no trabalho

O principal valor da disciplina profissional está ligado diretamente à qualidade de vida. Ou seja, trabalhar melhor é mais benéfico do que trabalhar por mais horas. Quando existe planejamento e organização, a possibilidade de imprevistos lhe causarem desmotivação ou estresse pode cair significativamente. Além disso, desenvolver bons hábitos aumenta o seu bem-estar no ambiente de trabalho e pode melhorar o seu engajamento com a empresa.

 

Descubra novas possibilidades

 

Aprendizado no seu ritmo, como e onde você quiser. Na UNESC Digital você não precisa escolher entre evolução profissional e qualidade de vida. Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Dessa maneira, ao se matricular em qualquer curso de pós-graduação ou MBA você ganha uma aula bônus exclusiva ministrada pelo Campeão Olímpico Cesar Cielo. Sob a temática “Foco, disciplina e trabalho em equipe”, Cielo irá compartilhar suas experiências e aprendizados sobre determinação, além de trazer insights fundamentais sobre o mercado de trabalho e vida pessoal.

 

Matricule-se agora mesmo e desenvolva habilidades únicas que o mercado de trabalho valoriza.

 

Confira:

 

Comentários