Blog da Unesc Digital

ECMO: A terapia que vem revolucionando o tratamento contra o Coronavírus

Escrito por UNESC Digital | 14 de Abril de 2021

A medicina está passando por uma revolução. A pandemia do coronavírus vem provocando uma série de mudanças na área da saúde e exigindo, cada vez mais, profissionais qualificados e capacitados para atuar frente a cenários de urgência.

 

Após um ano, a Covid-19 ainda carrega muitas incertezas, sobretudo em relação ao seu tratamento. Médicos e pesquisadores da área da saúde correm contra o tempo, diariamente, em busca de soluções eficazes no combate aos sintomas causados pelo vírus.

 

A tecnologia toma a frente nessas horas. Diversas soluções já existentes vêm ganhando destaque por conta dos altos índices de respostas positivas durante o tratamento contra a Covid-19. Um exemplo disso é a terapia por ECMO, um procedimento que serve como um suporte de vida para os pacientes. 

 

A técnica utilizada no tratamento do ator Paulo Gustavo, gerou diversos debates nas últimas semanas e vem sendo elogiada por especialistas. A ECMO é uma terapia de alta complexidade e funciona como um pulmão ou um coração artificial, suprindo as insuficiências cardiorrespiratórias causadas pela doença.

 

Quer entender como funciona a terapia por ECMO e conhecer alguns benefícios dessa técnica? Siga com a leitura. 

 

Como funciona a ECMO?

Utilizando uma máquina ligada ao paciente através de cateteres, a técnica faz a circulação e oxigenação sanguínea de forma artificial. 

 

Esse é um procedimento considerado de alta complexidade e vem sendo utilizado em casos graves, onde o paciente corre risco de vida em decorrência do comprometimento severo dos pulmões ou sistema circulatório. 

 

Quais são os benefícios? 

A terapia por ECMO costuma apresentar uma série de benefícios entre eles:

 

  • O equilíbrio da circulação sanguínea de forma rápida e eficaz.
  • Proporciona tempo para os pulmões e o coração se recuperarem.
  • Mantém os órgãos funcionando enquanto o paciente trata a doença que o levou ao uso da ECMO.
  • Possibilita realizar outros procedimentos e tratamentos como a hemodiálise simultaneamente ao uso da máquina.

 

Para ler

Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto? Então confira as nossas indicações de leitura.

 

  • Protocolo de assistência circulatória ECMO, por Broccoli, Giovana, Paes, Erica de Oliveira, Succi, Fabiana Moreira Passos, Scuciato e Gilberto Oliveira.
  • ECMO in the Adult Patient, por Alain Vuylsteke, Daniel Brodie, Alain Combes, Jo-anne Fowles e Giles Peek.
  • Tecnologias em saúde, por Lilia Blima Schraiber, André Mota Hillegonda e Maria Dutilh Novaes.
  • Tecnologias nos sistemas de saúde do Canadá e do Brasil, por Hudson Pacifico da Silva e Flavia Tavares Silva Elias. 

 

Embora a terapia por ECMO não seja uma novidade e não tenha seu uso restrito à Covid-19, a escolha do procedimento para o suporte de vida nesses casos foi uma decisão acertada que vai deixar seu legado para a área da saúde. 

 

Esteja preparado para essas transformações e desafios com a pós-graduação em Gestão, Governança e Tecnologias em Saúde da UNESC Digital.