content

ESG: sustentabilidade empresarial em destaque

Você não precisa escolher entre construir um mundo mais sustentável ou ter bons resultados financeiros nos negócios. Inclusive, o termo ESG demonstra que é possível.

Antes de tudo, a sigla ESG se refere, em inglês, às palavras Environmental, Social and Governance. Ou, em português, quer dizer Ambiental, Social e Governança (ASG).

 

Popularizado entre profissionais da área de investimentos, esse termo diz respeito a melhores práticas ambientais, sociais e de governança entre os critérios de avaliação de empresas, além das já consideradas métricas econômico-financeiras.

 

Quais são os princípios de ESG

 

Em resumo, ESG são fatores que influenciam positivamente na análise de organizações por parte de investidores. Ou seja, comportamentos nos quais mostram se as organizações priorizam o impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

 

Fatores ambientais dizem respeito às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente. Por exemplo, uso de recursos naturais, eficiência energética, gestão de resíduos e efluentes, redução de poluição e emissões de gases de efeito estufa.

 

Fatores sociais se refere à relação de empresas com as outras pessoas, sejam elas colaboradores ou não. Por exemplo, implementação de políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento e treinamento da força de trabalho, privacidade e proteção de dados.

 

Fatores de governança tratam da administração, em geral, de um negócio. Por exemplo, diversidade na composição de conselhos de administração, estruturação dos comitês de auditoria e fiscal, orientação com base em políticas anticorrupção, ética e transparência.

 

A adoção dos princípios de ESG é importante porque permite que a sociedade saiba reconhecer quais negócios, de fato, estão preocupados com a manutenção do planeta e construção de uma sociedade melhor.

 

Além disso, investidores presentes em bolsas de valores pelo mundo estão atentos aos relatórios e às estratégias de ESG adotadas pelas empresas. Porque essas informações contribuem na tomada de decisão para direcionamento de seus aportes.

Ganha quem se importa mais

Mais de 80% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas que praticam a sustentabilidade em seus processos, conforme pesquisa realizada pela agência norte-americana Union + Webster.

 

Além disso, o estudo apontou que 70% da população brasileira está disposta a pagar mais caro por produtos e serviços de organizações com melhores práticas ambientais e sociais.

 

Portanto, ser um especialista na área de sustentabilidade empresarial é uma tendência de mercado economicamente positiva, bem como um diferencial competitivo no mercado.

 

Então, torne-se capaz de fazer empresas coexistirem com as questões ambientais em um mundo e mercado cada vez mais exigentes e ávidos por sustentabilidade, na teoria e na prática.

 

Para isso, conheça a pós-graduação Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital. Saiba mais:

 

 

 

Conheça o nosso portfólio de cursos e descomplique a sua evolução profissional.

Comentários