content

Flexibilidade cognitiva: conheça essa habilidade e saiba como desenvolver

Você já ouviu falar em flexibilidade cognitiva? Bem, essa deve ser a habilidade mais importante para quem deseja liderar uma equipe ou ter sucesso na carreira. 

 

Essa habilidade diz respeito à forma em que tomamos decisões e a maneira que lidamos com os obstáculos do dia a dia. Dessa forma, saber desenvolver essa capacidade é fundamental para quem quer manter o alto desempenho profissional. 

 

Continue a leitura do artigo e saiba mais. 

 

O que é flexibilidade cognitiva?

 

Flexibilidade cognitiva é uma soft skill essencial que nos permite adaptar, ajustar e responder de forma eficaz às demandas em constante mudança do nosso dia a dia. Ela envolve a capacidade de pensar de maneiras diferentes, mudar de perspectiva e alternar entre diferentes ideias, conceitos ou tarefas com maior facilidade.

 

Além disso, em um cenário pós-pandêmico, em que o mundo está em constante evolução, essa habilidade se tornou cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Isso acontece porque ela desempenha um papel fundamental na resolução de problemas complexos, podendo contribuir durante a tomada de decisões importantes e promover a criatividade. 

 

Os profissionais que são capazes de se adaptar rapidamente a imprevistos, tendem a se destacar em áreas que vão além da carreira, incluindo a vida pessoal e até mesmo, nos estudos. Dessa forma, a flexibilidade cognitiva está ligada à nossa capacidade de questionar suposições ao explorar diversas soluções para um problema.

 

Você também pode se interessar pelo assunto Liderança Ambidestra: o pilar da nova gestão



Por que a flexibilidade cognitiva é importante?

 

Ao desenvolver essa habilidade, é fortalecida a resiliência psicológica e maior flexibilidade a eventos negativos do dia a dia. Isto é, pessoas flexíveis cognitivamente são capazes se adaptar rapidamente a novos cenários e lidar com a pressão de maneira construtiva. Dessa forma, isso proporciona mais qualidade de vida para o profissional.

 

Portanto, pessoas com essa habilidade são mais flexíveis em aceitar opiniões, novas ideias e tendem a ser mais tolerantes aos erros. 

 

Nesse sentido, desenvolver a flexibilidade cognitiva pode trazer benefícios como, por exemplo, melhorar sua relação com outros colegas. Afinal, como posso saber se você possui essa habilidade? Bem, separamos algumas características de profissionais com flexibilidade cognitiva. Confira:

 

  • Facilidade para criar soluções criativas para um problema ou tarefa que deve ser realizada;

  • Capacidade de encontrar soluções para situações a partir de diferentes perspectivas;

  • Maior tolerância a erros;

  • Rápida adaptação a cenários diversos.

Como desenvolver essa habilidade?

 

Dessa forma, é fundamental desenvolver a flexibilidade cognitiva. Confira nos tópicos a seguir como fazer:

 

  • Estude e esteja aberto a novos conhecimentos. Ou seja, amplie a sua capacidade cognitiva;

  • Não tenha medo de errar;

  • Desenvolva a inteligência emocional;

  • Se possível, procure orientação psicológica.

 

Leia também Nexialista: entenda o que é e sua importância na atualidade



Desenvolva novas habilidades

 

Prepare-se para liderar o futuro e aprenda sobre transformação digital, processos e implementação da inovação com a UNESC Digital.

 

Dê início à sua jornada de evolução profissional com a tradição de uma instituição que, há 54 anos, desenvolve talentos e prepara profissionais para as mais variadas áreas de atuação.

 

Potencialize sua carreira e aprimore seu conhecimento com um formato de ensino ágil e 100% online, com duração de 6 meses. Ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Conheça nossos cursos de pós-graduação. 

 

Comentários