content

Leitura profunda: entenda esse conceito e seus benefícios para o cérebro

Somos capazes de ler, em média, mais de 100 mil palavras por dia em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Entretanto, essas informações vêm sendo absorvidas de forma mais rápida e menos profunda.

 

Ou seja, isso significa que, na maioria das vezes, estamos apenas passando o olho nos textos, sem entender realmente do que se trata o tema dos conteúdos em questão. Isso vem preocupando cientistas do mundo todo.

 

Afinal, para que sua mente transforme as novas informações em conhecimento consolidado nos circuitos cerebrais necessita de conexões com habilidades de raciocínio, que podem ser insuficientes em leituras superficiais.

Leitura profunda: o que é e seus benefícios

Apesar de antigo, existe um conceito de leitura com muitos benefícios para o cérebro e que tem chamado a atenção: a leitura profunda. Esse termo diz respeito a um tipo de leitura mais lenta e atenta, que tem como objetivo aumentar o poder de compreensão de quem está lendo.

 

Além disso, ela ajuda a estimular o cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo, desenvolvendo áreas como a criatividade e fortalecendo nosso pensamento crítico. Então, entenda os benefícios. 

 

Quais são os benefícios para o cérebro

 

Como vimos, com a leitura profunda, o cérebro é estimulado para desenvolver e fortalecer o raciocínio analítico e lógico, bem como a empatia, a inteligência e a imaginação.

 

Dessa forma, essa prática ajuda o cérebro na habilidade de raciocinar em níveis mais complexos. Ou seja, coloca para funcionar as funções cognitivas complexas do córtex cerebral (parte que é ligada diretamente ao pensamento, memória e consciência).

 

  • Bem-estar: este tipo de leitura tem benefícios terapêuticos, no qual a mente entra em um estado meditativo, sendo capaz de acalmar e reduzir a ansiedade.
  •  
  • Pensamento crítico: significa que quanto mais tempo dedicamos à leitura, mais o cérebro cria pensamentos analíticos e críticos, fazendo com que o leitor seja capaz de acessar seus sentimentos.

 

Você nunca aprendeu assim 

Na UNESC Digital você tem acesso a obras de autores renomados, com resumos em texto, áudio ou mindmaps, garantindo maior agilidade e produtividade à sua rotina. 

 

Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva e duração de 6 meses.

Conheça os nossos cursos e descomplique a sua evolução profissional.

Comentários