content

Meio ambiente: 4 conferências ambientais que revolucionaram o desenvolvimento sustentável

Com o avanço de estudos científicos e dos métodos de pesquisa sobre o meio ambiente, ampliaram-se as preocupações a respeito dos impactos gerados pelos humanos sobre o meio natural em que vivemos e muito disso aconteceu após a Segunda Guerra Mundial e as Revoluções Industriais.

Pensando nisso, líderes de diversos países se organizaram para criar projetos que possibilitassem o desenvolvimento econômico, porém sem destruição do meio ambiente e foi assim que surgiram as conferências ambientais. Separamos 4 delas que foram fundamentais para o desenvolvimento sustentável, confira:

 

Conferência de Estocolmo:

Foi a primeira conferência ambiental do mundo. Organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas, em 1972, contou com a presença de autoridades brasileiras. Foram levantadas questões como a redução do uso de materiais tóxicos, preservação e financiamento para promover ações em favor do meio ambiente. Durante a ocasião, foi criado um Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade global sobre o assunto. 

 

Protocolo de Montreal:

Firmado em 1987, o protocolo sobre substâncias que destroem a camada de ozônio é considerado um dos mais prósperos, pois contou com a aceitação de mais de 150 países, onde se comprometeram a diminuir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio. 

 

ECO-92: 

A Rio-92, realizada em 1992, retomou os projetos definidos pela Conferência de Estocolmo, que foram discutimos temas como clima, transporte coletivo, água, reciclagem e transporte coletivo. Durante o evento, com os diversos resultados apresentados, foi informado que, se os países continuasse a utilizar os recursos do planeta de maneira desgovernada, não teríamos mais recursos naturais para o próximo século.

 

Protocolo de Kyoto: 

Assinado em 1997, no Japão, em Kyoto, pelos países integrantes da ONU. No acordo, foi estabelecido uma meta de redução de 5,2% de emissões de gases do efeito estufa para as décadas seguintes. 

 

Invista em uma gestão sustentável

Torne-se especialista em um tema chave para a gestão do futuro: a sustentabilidade. Conheça o curso de pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. 

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários