content

Metodologia Lean: entenda o que é e porque você deve aplicar no seu negócio

Você já ouviu falar na metodologia Lean? O conceito é responsável por implementar processos de gerenciamento de mudanças nas empresas, focando sempre em evitar desperdícios. 

 

O método surgiu no Japão entre as décadas de 1950 e 1960. Porém, foi somente na década de 1980 que o conceito começou a ser utilizado como “Lean Manufacture”, em que carregava a filosofia de otimizar a produção de veículos da indústria japonesa. A Toyota, por exemplo, adotou o método como forma de produzir sem desperdiçar recursos. 

 

Já o termo “Lean” foi mencionado pela primeira vez no livro The Machine that Changed the World, de James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos, publicado em 1990. 

 

Quer entender melhor este conceito? Continue a leitura e confira:

 

Como funciona?

Também conhecida como método enxuto, esse conceito busca eliminar desperdícios e focar apenas no essencial. Nesse sentido, a metodologia tem como objetivo otimizar todos os processos no desenvolvimento de uma empresa, reduzindo gastos, bem como, aumentando resultados. 

 

Em outras palavras, trata-se de uma metodologia que faz uso somente dos recursos necessários para a realização de um determinado trabalho. 

 

Um dos principais benefícios desse método é que ao ser aplicada à gestão de um negócio, além de reduzir desperdícios, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores e aproveitar melhor o tempo das equipes.  

 

Além disso, o processo é feito de forma contínua dentro de uma empresa, identificando os problemas e cortando tudo que é dispensável para aumentar os resultados. O conceito ajuda as companhias a repensarem seus processos internos, encontrando soluções para problemas e definindo prioridades, para no fim, entregar um produto de excelência para os clientes.

 

Por que adotar o Método Enxuto?

Conforme vimos anteriormente, um dos grandes benefícios dessa metodologia é que ela minimiza os desperdícios em diversas frentes da empresa. 

 

Nesse sentido, a metodologia apresenta diversas vantagens para um negócio quando ela é aplicada. Confira:

 

  • Gera resultados positivos para os clientes;
  • Cria um diferencial estratégico e competitivo do negócio em relação à concorrência;
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • Desenvolve profissionais mais flexíveis em diferentes cenários dentro da instituição.
  • Aumenta os lucros do negócio. 

 

Você nunca aprendeu assim 

Na UNESC Digital você tem acesso a obras de autores renomados, com resumos em texto, áudio ou mindmaps, garantindo maior agilidade e produtividade à sua rotina. 

 

Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva e duração de 6 meses.


Conheça os nossos cursos e descomplique a sua evolução profissional.

Comentários