content

Microlearning: conheça a técnica de treinamento que irá aprimorar suas habilidades

Num passado recente, surgiu o termo snack culture, ou "cultura em pedaços" que foi difundido pela revista norte-americana "Wired" e denominava produtos culturais assimilados cada vez mais em pequenas porções pelas pessoas, resultado da interação dos usuários com os conteúdos por meio da Internet.

 

Em tempos onde empresas e pessoas precisam se tornar cada vez mais dinâmicas, a forma de treinar e aprender também precisou ser redefinida, surgindo novos formatos como o microlearning.

 

Traduzido para o português, microlearning significa “microaprendizado”. A técnica tem como objetivo, possibilitar uma forma de ensino mais rápida e assertiva. Em sua metodologia, é usado conteúdos exclusivos que tenham curtas transmissões de informação, tornando o material mais fácil de ser compreendido. Além disso, o método também tem como propósito formar novas competências dentro de uma organização.

 

Portanto, a técnica oportuniza planejar treinamentos com novos conteúdos de forma que envolva os colaboradores, gerando menos custos em capacitações e podendo até desenvolver novos talentos.

 

Como funciona a técnica de microlearning

Por ser uma técnica simples de ser implementada e não exigir muito tempo dos funcionários durante os treinamentos, ainda é possível trabalhar o engajamento da equipe por meio de dinâmicas específicas. Além disso, é preciso que a organização saiba planejar seus conteúdos e organizar todo o processo para poder ter sucesso na hora do compartilhamento.

 

 

Portanto, é importante ter em mente quais são as principais necessidades da empresa? Quais objetivos você quer alcançar? Quem irá receber este treinamento? Essas são as principais questões que você precisa entender antes de iniciar o seu planejamento.

 

Após essas questões serem respondidas e alinhadas dentro da instituição. Confira alguns exemplos para aplicar o método:

 

  • Conteúdos de Contextualização: essa forma é ideal para quando você precisa inserir uma visão mais geral sobre algum assunto para uma equipe, mas sem dar detalhes específicos. Tudo que você precisa passar são informações necessárias e pontuais com explicações rápidas e que sejam interessantes a ponto de prender a atenção de quem está recebendo este treinamento.
  • Conteúdos visuais: ter um apoio visual faz toda diferença na hora de apresentar algum treinamento, pois facilita na hora de absorver o conhecimento. O ideal é que sejam criados esquemas que complementam a sua apresentação, como por exemplo, usar imagens e desenhos.
  • Utilize atividades lúdicas: uma das estratégias para facilitar no aprendizado, é usar jogos de perguntas e respostas simples após apresentar algum conteúdo. Esse jeito serve para facilitar a assimilação de tudo que foi visto.
  • Crie uma biblioteca de conteúdos: após os treinamentos, deixe todo o conteúdo salvo em algum acervo, assim eles terão o material sempre que for necessário. Além do material apresentado é ideal que você ofereça leituras complementares para seus colaboradores, isso facilitará no interesse pelo assunto.

As vantagens do método

O microlearning oferece diversos benefícios durante o processo de aprendizagem. Como vimos, ele facilita a absorção dos conteúdos de forma objetiva. E, por ser tão versátil, ele pode ser aplicado tanto presencialmente, quanto à distância.

Além da otimização do tempo, ele oferece outras vantagens. Confira:

 

  • Maior produtividade

  • Objetividade

  • Personalização no ensino

  • Agilidade no compartilhamento

  • Fácil produção de material

 

Você nunca aprendeu assim

Aprendizado no seu ritmo, como e onde você quiser. Na UNESC Digital você não precisa escolher entre evolução profissional e qualidade de vida.

 

Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva e duração de 6 meses.

 

Conheça os nossos cursos e descomplique a sua evolução profissional.

Comentários