content

Mind maps: a forma perfeita de organizar suas ideias

Já imaginou organizar as suas ideias de uma forma criativa e estimulante? Com os mind maps isso é possível.

 

Os mapas mentais, em tradução livre, são ferramentas que auxiliam na organização e execução de projetos e tarefas. Com eles, é possível organizar em um só lugar todas as suas ideias e traçar os melhores caminhos para o seu planejamento.

 

Quer descobrir como construir o seu mind map de forma criativa e organizada? Então continue lendo o nosso artigo, temos várias dicas para você!

 

Para começar, o que é um mind map?

 

Essa técnica desenvolvida pelo psicólogo inglês, Tony Buzan, consiste em criar conexões entre aquelas ideias que parecem “soltas” em nossa mente, estimulando de forma criativa os nossos sentidos.

 

A construção do mind map inicia com um tópico central e a partir dele desdobramos informações, insights e ideias em palavras-chaves, anotações, símbolos e imagens, tudo conectado entre si, criando um diagrama intuitivo e altamente visual.

 

mind map, mapas mentais, brainstorming

 

Esses estímulos contribuem diretamente para a organização e compreensão das nossas ideias, uma vez que o cérebro se torna muito mais estimulado quando há o auxílio de recursos visuais.

 

Mas para que serve essa ferramenta?

 

Além de organizar qualquer tipo de informação, o mind map também serve para planejar as suas tarefas, projetos ou estudos. Ele é um excelente estímulo para a criatividade e funciona como uma importante ferramenta de memorização e desenvolvimento de novas ideias.

 

Com ele é possível:

 

  • Organizar informações em excesso
  • Solucionar problemas
  • Otimizar o seu tempo
  • Reconhecer as suas prioridades
  • Estimular a criatividade
  • Detectar novas oportunidades

 

Como montar o seu mind map?

 

Algumas pessoas preferem criar mind maps com a ajuda de softwares próprios para o seu desenvolvimento, já outras não abrem mão dos recursos manuais como papel, lápis e post-its.

 

Seja qual for a sua preferência, aqui vão alguns passos para você aproveitar ao máximo essa ferramenta criativa e intuitiva!

 

Escolha um momento tranquilo

 

O processo de criação do seu mind map requer criatividade e interrupções podem atrapalhar esse processo. Para dar o start nessa criação, o ideal é escolher um momento tranquilo e deixar as ideias fluírem espontaneamente.

 

Defina a ideia principal

 

Estabeleça o seu ponto de partida. Todo mind map inicia com a definição de uma ideia principal. 

 

Por exemplo, o que você quer desenvolver ou planejar? Você pode partir de algo bem específico ou até mesmo de uma ideia que ainda precisa ser trabalhada. O importante aqui é definir um tema inicial. 

 

Deixe os pensamentos fluírem

 

Aqui o importante é não racionalizar muito o assunto. Deixe fluir livremente as ideias que surgirem. Quanto maior o número de ramificações, maiores são as chances de desenvolver novas ideias e soluções. 

 

Capriche no visual

 

Explore todos os recursos visuais que você tem disponível. Essa é uma parte crucial do desenvolvimento do seu mind map.

 

Use e abuse de cores, símbolos e imagens. Esses recursos são estímulos importantes para o nosso cérebro e nos ajudam a absorver melhor as informações. 

 

Menos é mais

 

Sintetize as informações. Escolha textos mais curtos e palavras-chaves para descrever suas ideias. Muita informação textual pode comprometer a parte visual e atrapalhar a compreensão do seu mind map.

 

Antes de revisar, faça uma pausa

 

Deixe o seu cérebro descansar. Essa pausa é importante para processar as suas ideias e tudo o que você registrou ao longo da construção do seu mind map. 

 

Depois desse descanso, volte ao seu mapa e faça uma revisão, reorganizando as informações e descartando o que não vai ser útil para o seu planejamento.

 

Compartilhe suas ideias

 

A troca de ideias é fundamental nesse processo. Além de trazer muitos insights, ela pode contribuir com novos desdobramentos para a sua ideia central. 

 

Para ler!

 

Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Então confira as nossas indicações de leitura!

 

  • Dominando a Técnica dos Mapas Mentais, por Tony Buzan
  • Mapas Mentais Para os Negócios, por Tony Buzan
  • SUS em Mapas Mentais, por Natale Oliveira De Souza
  • Mapas Mentais: potencializando ideias, por Germano Fenner
  • Desenhando Negócios - Como desenvolver ideias com o pensamento visual e vencer nos negócios, por Dan Roam

Você nunca aprendeu assim

 

Mergulhe nesse universo leve e agradável. Com os cursos de pós-graduação e MBA da UNESC Digital, em 6 meses, você aprofunda seus conhecimentos em um formato 100% online com uma metodologia exclusiva de aprendizado.

 

Conheça o nosso portfólio de cursos e descomplique a sua evolução profissional.

Comentários