content

Plano de Carreira em Y: Entenda porque você deve considerar esse modelo

Ascender na carreira figura entre os principais objetivos de qualquer profissional. Alcançar posições de destaque, melhores remunerações e benefícios, além de conquistar prestígio no mercado, são alguns fatores para se levar em conta na hora de estruturar o seu plano de carreira.

 

Quando pensamos nesse planejamento logo vem à mente o modelo tradicional, baseado na ascensão gradual de cada colaborador. Um exemplo disso é o caso do profissional que inicia a sua trajetória como estagiário e, à medida que cresce dentro da organização, passa a ocupar posições mais elevadas, chegando aos cargos de gestão. Mary Barra, CEO da General Motors é um exemplo desse tipo de crescimento profissional.

 

O que muitos desconhecem é a existência de planejamento alternativo, que vem conquistando cada vez mais espaço entre as corporações. O plano de carreira em Y é um modelo de crescimento profissional que avalia o perfil de cada colaborador, possibilitando que o mesmo escolha qual caminho deseja trilhar dentro da organização: gestão ou especialização.

 

No plano de carreira em Y, tanto a empresa quanto o profissional podem avaliar a trajetória do colaborador, identificando suas aptidões e competências. Um profissional pode escolher trilhar um caminho de liderança, voltado para a gestão de equipes ou escolher um caminho mais técnico, analítico e se tornar um especialista na área. 

 

Entre as características necessárias para esse tipo de modelo, podemos destacar:

 

  • Senso de inovação
  • Saber aplicar os conhecimento obtidos
  • Gostar de desafios
  • Ter senso de liderança
  • Saber trabalhar em equipe
  • Se manter constantemente atualizado

 

Conheça os benefícios de optar pelo plano de carreira em Y.

 

Atuar na área desejada

Uma das principais vantagens desse modelo é o poder de escolha. Você pode decidir onde deseja atuar e a área com a qual você tem mais familiaridade. No caso do plano de carreira linear, muitas vezes é preciso fugir dos seus objetivos para ascender, por isso esse modelo pode ser bastante frustrante. Já o modelo em Y considera as suas necessidades.

 

Autonomia

Reforçando o tópico anterior, esse modelo gera muita autonomia ao profissional, possibilitando que ele gerencie a sua carreira de acordo com as suas próprias expectativas e necessidades. 

 

Produtividade

Esse modelo reflete diretamente na produtividade do profissional, considerando que, ao atuar na área desejada, ele se torna mais engajado e motivado no ambiente de trabalho. 

 

Reconhecimento

O plano de carreira em Y expande as possibilidades de reconhecimento profissional já que dentro dele existem inúmeras formas de crescer e ser valorizado pela organização. 

 

Invista na sua carreira

Mergulhe em uma experiência enriquecedora e esteja preparado para se desenvolver e atuar frente aos mais diversos cenários profissionais com o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. 

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários