content

Social commerce: saiba o que é e como adotar essa estratégia

Que os hábitos dos consumidores mudaram, principalmente durante a pandemia, não é novidade. Portanto, estar atento às estratégias do mercado para atender um público que está cada vez mais exigente é fundamental. 

 

Por conta disso, as mídias sociais se tornaram um forte aliado para diversas marcas, tanto para construir relacionamentos com os clientes, quanto para efetivar uma venda. 

 

É fundamental pensar de forma estratégica na presença digital de uma marca, assim como estar por dentro de tudo que é falado no meio on-line sobre ela. Esse conceito se chama social commerce e pode até ser comparado como uma extensão do e-commerce.

 

O que é?

Nesse sentido, é um formato de venda onde além do cliente poder comprar, ele também pode interagir, se relacionar e recomendar o produto para outros usuários. E, geralmente, essa forma de interação acontece dentro das mídias sociais. 

 

Essa estratégia transformou a forma como as pessoas compram e descobrem uma marca. Muito dessa transformação, ganhou ainda mais força durante a pandemia e a transformação digital de empresas e consumidores. 

 

De acordo com um estudo feito pela HootSuite, empresa norte-americana especializada em gestão de marcas nas mídias sociais, mais da metade da descoberta de uma marca online acontece pelas redes sociais. 

 

Além disso, aqui no Brasil, o social commerce cresceu. Segundo um levantamento realizado pela All iN | Social Miner, em parceria com Opinion Box e Etus, a prática de fazer compras pelas redes sociais se dá pelas facilidades das pesquisas, avaliações de uma loja, melhores preços e, principalmente, pelos produtos ficarem expostos, o que para os consumidores, garante a credibilidade no conteúdo para vendas. 

 

Ainda de acordo com a pesquisa, 86% dos brasileiros compram online e 37% deles fazem compras pela internet pelo menos uma vez por mês.

 

Quais são as vantagens?

O social commerce promove a credibilidade e a boa reputação de uma empresa. Além disso, a experiência de compra do consumidor se torna mais transparente, podendo até fidelizar clientes à sua marca.

 

Ainda assim, esse é um processo que serve também para conhecer a jornada do cliente no seu negócio, favorecendo a expansão da marca no meio digital. E, por último, para poder investir em uma estratégia dessas, você deverá estar pronto para receber seus clientes nos canais digitais da empresa, pois o diferencial desse método é o marketing boca a boca, que é o que torna a experiência de compra social. 

 

Você nunca aprendeu assim

Mergulhe em um universo de possibilidades com uma instituição que reúne todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. Conheça nosso portfólio de cursos de MBA e Pós-graduação.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

 

Comentários