content

Transição de Carreira: saiba como se planejar para a mudança

Seja pelo sentimento de insatisfação ou pela falta de oportunidades na área em que o profissional atua, a transição de carreira pode ser uma opção a ser considerada. Dessa forma, quem planeja uma mudança de carreira está em busca de maior satisfação, conforto e estabilidade na profissão, ou ainda a procura de novos desafios.

 

Um estudo realizado pela Tera, em parceria com a empresa de pesquisa Scoop & Co, divulgado pela Época Negócios, mostra que 63% dos profissionais brasileiros já mudaram de carreira. Segundo o mesmo levantamento, 7 em cada 10 entrevistados afirmaram buscar algo mais alinhado aos seus interesses pessoais e propósitos de vida como um todo.

Isso reflete como os profissionais estão preocupados com o bem-estar em ambientes de trabalho. Consequentemente, muitos deles aproveitam a virada de ano para estabelecer metas pessoais em busca de novas oportunidades. Entre os principais motivos que levam um profissional a realizar a transição de carreira estão:

 

  • Falta de perspectiva na área de atuação;

  • Qualidade de vida;

  • Insatisfação com a carreira;

  • Descontentamento com o ambiente de trabalho;

  • Novos objetivos profissionais.

 

Como se preparar para realizar a transição de carreira?

Antes de qualquer coisa, é fundamental que reflita sobre os motivos que estão levando você a tomar essa decisão para realizar essa mudança de carreira. Identifique as razões e comece o seu planejamento. Confira:

 

  • Faça um planejamento financeiro

Durante o processo de mudança é essencial que você mantenha as suas finanças bem organizadas e a saúde emocional em dia, pois você precisará ter uma reserva financeira para recomeçar e ter a mente aberta para a realidade do mercado para os profissionais que estão em início de carreira.

 

  • Desenvolva um plano de carreira

Trace todos os seus objetivos e metas, mapeie todas as oportunidades do mercado na área que você está planejando entrar. Analise vagas, busque formações conhecidas e cursos, é essencial ter em mente quais são as suas qualificações e o que você deve melhorar.

 

  • Invista em Networking e qualificação

Para se inserir em uma nova carreira, é indispensável investir em uma formação como Pós-graduação ou MBA que faça sentido para o que você planeja, são ótimas oportunidades para você se destacar no mercado, além de fazer contatos profissionais que possam te ajudar a ser introduzido no novo cenário profissional.

 

Além disso, converse com pessoas que tenham passado por este processo de transição de carreira, compartilhe sua experiência e, a partir disso, tire lições e aprendizados que possam lhe ajudar em seu desenvolvimento.

 

Invista no seu futuro profissional

Na UNESC Digital você tem acesso a obras de autores renomados, com resumos em texto, áudio ou mindmaps, garantindo maior agilidade e produtividade à sua rotina.

 

Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva e duração de 6 meses.


Conheça os nossos cursos e descomplique a sua evolução profissional.

Comentários