content

Treinamentos corporativos: 5 tendências para aplicar na sua empresa

Novas tecnologias e metodologias de trabalho surgem a todo momento e quando o assunto é capacitação, isso se torna ainda mais evidente. Com mercados cada vez mais competitivos, é papel dos gestores desenvolver seus times e captar novos talentos dentro da própria equipe. 

 

Um bom líder sabe que para isso é preciso contar com o suporte de um time focado em treinamentos e desenvolvimento. Pensando nisso, selecionamos 5 tendências em treinamentos corporativos, para você implementar no seu negócio. Fique de olho nessas ações.

 

E-learning

A pandemia da Covid-19 foi um catalisador para os métodos de ensino à distância. Muitas empresas precisaram adaptar suas operações ao formato home office, e isso inclui os fluxos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores. 

 

Entretanto, se em 2020, as lideranças precisaram responder rapidamente a essas mudanças, agora é a hora de refletir sobre os impactos causados por elas e investir em novos métodos e plataformas de qualificação e desenvolvimento de equipes à distância. 

 

Blended learning

Essa metodologia já vinha ganhando destaque entre a educação formal e, no último ano, conquistou a atenção dos ambientes corporativos. O chamado Blended Learning (Ensino Híbrido) une o ensino presencial ao formato remoto e propõe a distribuição de conteúdos digitais e a interação humana através de lives ou reuniões virtuais.

 

O método consiste em capacitar os colaboradores remotamente, sem perder o vínculo humano. 

 

Microlearning

Treinamentos longos tendem a ser exaustivos e até mesmo improdutivos. Nesse contexto, o microlearning surge como uma abordagem mais prática. Com doses diárias de aprendizado, o método busca tornar o treinamento mais acessível e interessante aos colaboradores.

 

Esse formato, além de ser uma maneira de manter a sua equipe sempre atualizada, funciona como um suporte para atividades diárias. 

 

LXP – Learning Experience Platform

As LXP, como são conhecidas, são plataformas com soluções customizáveis, que garantem uma experiência de aprendizado personalizada e intuitiva para cada colaborador. 

 

Bibliotecas, catálogos de cursos e formatos de conteúdos como vídeos, podcasts e artigos são alguns dos recursos disponíveis nessas plataformas. Através delas, os colaboradores criam suas próprias jornadas de aprendizagem, desenvolvendo habilidades de forma personalizada. 

 

Gamificação

A utilização de métodos lúdicos como estratégia de aprendizagem já é bastante popular na educação formal e agora passa a ser uma aposta entre os treinamentos corporativos. A gamificação propõe a utilização de jogos e elementos lúdicos como forma de aprimoramento e aprendizado. 

 

Desafios, competições e trilhas são alguns exemplos de propostas que servem como motivação individual ou em grupos. Além disso, esse tipo de abordagem promove interação e engajamento entre os colaboradores. 

 

Invista no seu aperfeiçoamento

Torne-se um líder capacitado para atuar frente aos mais diversos cenários com o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital. 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. 

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários