Novas tecnologias e metodologias de trabalho surgem a todo momento e quando o assunto é capacitação, isso se torna ainda mais evidente. Com mercados cada vez mais competitivos, é papel dos gestores desenvolver seus times e captar novos talentos dentro da própria equipe.
Um bom líder sabe que para isso é preciso contar com o suporte de um time focado em treinamentos e desenvolvimento. Pensando nisso, selecionamos 5 tendências em treinamentos corporativos, para você implementar no seu negócio. Fique de olho nessas ações.
A pandemia da Covid-19 foi um catalisador para os métodos de ensino à distância. Muitas empresas precisaram adaptar suas operações ao formato home office, e isso inclui os fluxos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.
Entretanto, se em 2020, as lideranças precisaram responder rapidamente a essas mudanças, agora é a hora de refletir sobre os impactos causados por elas e investir em novos métodos e plataformas de qualificação e desenvolvimento de equipes à distância.
Essa metodologia já vinha ganhando destaque entre a educação formal e, no último ano, conquistou a atenção dos ambientes corporativos. O chamado Blended Learning (Ensino Híbrido) une o ensino presencial ao formato remoto e propõe a distribuição de conteúdos digitais e a interação humana através de lives ou reuniões virtuais.
O método consiste em capacitar os colaboradores remotamente, sem perder o vínculo humano.
Treinamentos longos tendem a ser exaustivos e até mesmo improdutivos. Nesse contexto, o microlearning surge como uma abordagem mais prática. Com doses diárias de aprendizado, o método busca tornar o treinamento mais acessível e interessante aos colaboradores.
Esse formato, além de ser uma maneira de manter a sua equipe sempre atualizada, funciona como um suporte para atividades diárias.
As LXP, como são conhecidas, são plataformas com soluções customizáveis, que garantem uma experiência de aprendizado personalizada e intuitiva para cada colaborador.
Bibliotecas, catálogos de cursos e formatos de conteúdos como vídeos, podcasts e artigos são alguns dos recursos disponíveis nessas plataformas. Através delas, os colaboradores criam suas próprias jornadas de aprendizagem, desenvolvendo habilidades de forma personalizada.
A utilização de métodos lúdicos como estratégia de aprendizagem já é bastante popular na educação formal e agora passa a ser uma aposta entre os treinamentos corporativos. A gamificação propõe a utilização de jogos e elementos lúdicos como forma de aprimoramento e aprendizado.
Desafios, competições e trilhas são alguns exemplos de propostas que servem como motivação individual ou em grupos. Além disso, esse tipo de abordagem promove interação e engajamento entre os colaboradores.
Torne-se um líder capacitado para atuar frente aos mais diversos cenários com o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital.
Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.
Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.
O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.