MBA

Liderança: gestão, resultados e engajamento

Seja um especialista em liderar, capaz de enxergar a liderança pelos mais variados ângulos. Maximize sua capacidade de compreender toda a complexidade da tomada de decisões, das relações hierárquicas e todas as variáveis a serem consideradas. Curso reconhecido pelo MEC.

UNESC_Liderança_AlteraçãoObras

Obras de Destaque do Curso

Você recebe as obras em:

Resumo
escrito

Mindmap

Resumo
em áudio

Veja um exemplo de resumo

Conheça as 12 Disciplinas do Curso

seta-para-navegacao-unesc-digital

Inteligência emocional e social da liderança para a gestão de conflitos

Liderança e o equilíbrio emocional: A inteligência emocional e suas dimensões - Compreensão das emoções próprias, autocontrole perante as críticas, autoencorajamento, autocontrole emocional, empatia, compreensão das emoções dos outros. O equilíbrio intelectual e criativo. A gestão do humor no ambiente de trabalho. A Liderança e a inteligência social: A gestão dos próprios sentimentos e a compreensão dos sentimentos do outro. As relações interpessoais e intrapessoais. Elementos objetivos da inteligência social – empatia, sintonia, percepção organizacional, influência, desenvolvimento dos outros, inspiração, trabalho em equipe. A liderança e a gestão de conflitos: O conflito e o confronto. O foco triplo da liderança – interno, no outro e externo. Expressões de conflitos - Mediação do conflito – tipos e fontes de conflitos, o papel do mediador, técnicas, sistemas normativos.
seta-para-navegacao-unesc-digital

Liderança Inclusiva: diversidade e responsabilidade na gestão

Liderando na diversidade: entendendo a diversidade. Concepções sobre diversidade no contexto da interculturalidade. Diferenças e suas implicações nas organizações. Minorias e o preconceito. A liderança na diversidade com base na valorização das diferenças. Políticas de diversidade nas organizações. Ação afirmativa e a gestão da diversidade pelas organizações. Liderando equipes de alta performance: o papel do líder e dos membros da equipe. Formação de equipes multidisciplinares com base nas diversidades. Estabelecendo os objetivos da equipe. Valorização das competências das pessoas considerando as diversidades. Responsabilidades e resultados esperados dos membros da equipe. Desenvolvimento de equipes: formação, turbulência, normatização e performance. Avaliação de desempenho das equipes. Motivação e engajamento da equipe.
seta-para-navegacao-unesc-digital

Empatia e Comunicação Não-Violenta

O Líder e a arte de comunicar: a comunicação como um processo. Tipos e canais de comunicação. As armadilhas do ruído na comunicação. Redes de comunicação. As tecnologias de comunicação. O processo de feedback. A comunicação interna e as políticas de comunicação organizacional. Comunicação estratégica: Identidade, imagem e reputação. Comunicação de crises. Comunicação, imagem e leitura. A comunicação não-violenta da liderança: a essência da comunicação não-violenta. O processo da comunicação não-violenta. Os bloqueios da comunicação: julgamentos moralizadores, comparações e negação de responsabilidades. Distinguindo observações de avaliações. A identificação e a expressão dos sentimentos. O exercício da empatia. A conexão com o eu interior e a expressão plena da raiva. O uso da força como proteção. A expressão da apreciação da comunicação não-violenta.

Professor:

Jonathan Corrêa Becker
Jonathan Corrêa Becker

Profissional de marketing e professor, atua há mais de 10 anos nas áreas de Gestão, Marketing, Publicidade, Comunicação, Estratégia e Educação

seta-para-navegacao-unesc-digital

Liderança e Felicidade: a chave do sucesso na gestão de equipes eficazes

A ciência da felicidade: As emoções positivas da felicidade. Os benefícios da felicidade no trabalho. A felicidade no cérebro. Liderando com os benefícios da felicidade. A melhoria do desempenho pessoal com mudanças de atitudes. Treinando o cérebro para capitalizar as possibilidades. A identificação das oportunidades nas adversidades. A transformação dos maus hábitos em bons hábitos reduzindo os obstáculos para a mudança. O investimento na rede social de apoio como o maior ativo para a felicidade. A propagação dos benefícios da felicidade.

Professor:

Letícia Zanini
Letícia Zanini

Mestre em desenvolvimento socioeconômico. Psicóloga Organizacional, Consultora, Mentora e Palestrante no desenvolvimento de líderes e equipes.

seta-para-navegacao-unesc-digital

O líder estratégico: análise, planejamento e execução

A liderança e o pensamento estratégico: Liderança estratégica, visionária e gerencial. Os níveis da liderança estratégica. Componentes da liderança estratégica. Dinâmica do processo de formulação estratégica. A liderança e a performance organizacional: A liderança transformacional e a performance organizacional. A performance organizacional multidimensional - integração de sistemas, operações, pessoas, clientes, parceiros e gestão. Modelos de avaliação da performance organizacional. Elementos norteadores da performance da liderança: clareza dos objetivos organizacionais, gestão dos recursos e processos de trabalho diários orientados para o cliente; previsão e análise dos riscos, coordenação dos esforços da equipe de trabalho em prol do alcance dos resultados, habilidades para a solução de problemas alinhadas aos objetivos pretendidos, desenvolvimento de melhorias contínuas nos processos de trabalho com foco na redução de custos e sustentabilidade organizacional, monitoramento e avaliação permanente do desempenho.
seta-para-navegacao-unesc-digital

Liderança Ágil e Transformação Digital

O processo da inovação organizacional na era da transformação digital. Start da inovação: A sensibilização organizacional para o processo da inovação. Destrinchando as oportunidades e as ameaças do processo de inovação para os times de trabalho. Diagnóstico das resistências e envolvimento emocional das pessoas no processo de inovação. Decolagem e lançamento: identificando talentos para prototipar a implantação da inovação. Engajamento e motivação das pessoas para se envolverem e aceitarem a inovação alinhada a transformação digital. Construção de base de apoio para acelerar e impulsionar o lançamento da inovação. Sustentabilidade da inovação: estratégias para a sustentabilidade da efetividade da inovação. Automotivação da liderança para estimular os liderados na sustentação e aprimoramento da transformação organizacional ao longo do tempo.
seta-para-navegacao-unesc-digital

Modelos de Processo decisório e tomada de decisão

O desenvolvimento de equipes eficazes para a tomada de decisão: o desenvolvimento do pensamento crítico, processos cognitivos e insights. O processo de tomada de decisão, riscos, armadilhas, mudanças importantes e papeis dos envolvidos na decisão. Tomada de decisão voltada para a liderança sustentável: elaboração de cenários e prototipagem das variáveis influenciadoras no comportamento e na tomada de decisão dos envolvidos. Uso da ciência de dados e o planejamento de experimentos eficazes para favorecer no julgamento dos tomadores de decisão. Decisões eficazes e a sustentabilidade dos negócios: os vieses cognitivos nas decisões e seus efeitos na ineficácia no longo prazo. Técnicas eficazes para mitigar os vieses cognitivos e ampliar a eficácia dos processos decisórios. As estratégias para atuar com os problemas de curto prazo em organizações expostas regularmente a riscos e incertezas.

Professor:

Juarez Poletto Jr
Juarez Poletto Jr

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Informática pela PUC-RS

seta-para-navegacao-unesc-digital

A essência da liderança: personalidade, identidade e competência

A essência da liderança: A definição da liderança. Lideranças individuais e organizacionais. Liderança, autoridade e poder. A personalidade da liderança: Tipos de personalidade da liderança. Aspectos essenciais para lidar com a presença, aparência e carisma. O reconhecimento dos pontos fortes e fracos e o plano de desenvolvimento pessoal. A autogestão da liderança. A identidade da liderança: A compreensão do eu e os níveis de identidade – individual, social e profissional. A autopercepção da liderança – identidade principal, carreira, relacionamentos e narrativa. Fatores críticos da autoidentidade da liderança - autenticidade, relações, propósito de vida, equilíbrio e aprendizagem. As competências da liderança: A razão de ser da liderança. Aprendizagem contínua. Visão sistêmica. Liderança empreendedora e inovadora. Liderança ética. Liderança criativa. Liderança voltada para a mudança e desenvolvimento organizacional. Liderança analítica e a gestão do conhecimento. Liderança comunicativa e persuasiva. Liderança democrática e integrativa. Gestão de equipes eficazes: propósitos, alinhamento das habilidades, responsabilidades, expectativas, coordenação e performance.

Professor:

Gisele Coelho Lopes
Gisele Coelho Lopes

Consultora Organizacional, Mentora, Analista Comportamental e Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

seta-para-navegacao-unesc-digital

Liderança Global e Gestão de Projetos Interculturais

Cultura e interculturalidade na prática da liderança: a cultura organizacional e a cultura social como elementos norteadores do comportamento e desempenho dos projetos complexos. A distância cultural e o impacto da diversidade cultural na vida das pessoas. A interculturalidade e as expressões comportamentais dos líderes e liderados em contextos organizacionais, regionais, nacionais e internacionais. Liderando equipes em projetos globais: a multiculturalidade dos membros, estilo de liderança, distâncias geográficas e temporais da equipe e as barreiras na comunicação. Os fatores críticos de desempenho de equipes internacionais. O processo da liderança em projetos globais – planejamento, contratação e mobilização, desenvolvimento e gestão da equipe.
seta-para-navegacao-unesc-digital

Outplacement e Gestão da Transição de Carreira

Outplacement: planejamento do processo; anúncio da demissão; humanização no processo de desligamento; orientação profissional; a recolocação profissional no mercado de trabalho; planejamento da carreira; âncoras de carreira e mapeamento das competências profissionais; os desafios da recolocação no trabalho; networking; currículo, apresentação e oportunidades; processos seletivos; o novo cargo e adaptação no trabalho. A liderança de carreira e a transição profissional: A liderança de carreiras e os tipos de transição profissional, criação de sentido em transição de carreira, a identidade de carreiras – formação e transição, fases da transição profissional, desafios e oportunidades dos tipos de transição. Os desafios da integração: compliance, esclarecimento, cultura e conexão. A liderança e a ascensão: a relação líder-liderado em tempos de transição; os sistemas de autodefesa; insegurança da ascensão para o novo cargo, planejamento para a nova função, desenho de novas rotinas, definição de prioridades e adaptação. Precauções em processos de transição: expectativas versus realidade, as primeiras ibmpressões para os novos liderados, a conquista dos stakeholders internos e externos, o uso do poder e da autoridade, a compreensão da cultura organizacional.
seta-para-navegacao-unesc-digital

A Liderança autêntica e a sustentabilidade socioambiental

Liderança autêntica: definições e pressupostos. Dimensões da liderança autêntica: autoconsciência, transparência relacional, perspectiva moral interna, processamento equilibrado de informação. Liderança autêntica alinhada com o empenho afetivo, a criatividade e o desempenho. A liderança e a sustentabilidade socioambiental: a liderança e a cidadania corporativa. As características da liderança responsável. O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade. A liderança e as estratégias de sustentabilidade nas organizações. As práticas sociais e ambientais no contexto da Sustentabilidade Corporativa. O papel da responsabilidade socioambiental na atração e retenção de talentos. A prática da liderança alinhada aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).
seta-para-navegacao-unesc-digital

Unesc Summit Negócios, Liderança e Tecnologia

Um final de semana que você pode participar de forma online ou presencial de grandes palestras com nomes famosos dos negócios, tecnologia e conhecimento. Local: um cenário paradisíaco de Santa Catarina a ser definindo durante o semestre, como Floripa, Praia do Rosa, Serra Catarinense, Camboriú e Garopaba. Professores: em breve, serão anunciados 2 professores que são nomes de destaque desta área de conhecimento para o Unesc Summit Negócios e Tecnologia.

Quer mais detalhes?

prospecto-min

PROPOSTA DO CURSO

Veja o curso em todos seus detalhes.

Baixe agora
metodologia-min

Metodologia

Entenda a metodologia e etapas do curso.

ENTENDA
cronograma-min

Cronograma

Veja as datas das aulas.

CONFIRA

Faça sua matrícula

Conclua o pagamento e garanta sua vaga na próxima turma

seta-para-navegacao-unesc-digital

Presencial

R$ 298,50
À vista por R$ 5.373,00
(Desconto de R$ 1.791,00).

Local
Criciúma, Santa Catarina


INDISPONÍVEL
seta-para-navegacao-unesc-digital

Online

R$ 199,00
À vista por R$ 3.582,00
(Desconto de R$ 1.194,00).

Formação em 6 meses
12 Disciplinas, 100% online


Parcele no cartão de crédito e boleto

MATRICULE-SE

Depoimento de Alunos UNESC

"O ensino da Unesc é bem avaliado no mundo, pois é uma das melhores universidades do Brasil."

Rui Leandro Cem da Costa

"O ensino da Unesc é bem avaliado no mundo, pois é uma das melhores universidades do Brasil."

Rui Leandro Cem da Costa

Aluno de Pós-graduação da UNESC, de Portugal