content

4 documentários para refletir sobre a importância da Biodiversidade

Quando falamos em Biodiversidade, ou diversidade biológica, como também é conhecida, estamos nos referindo ao conjunto de todos os seres vivos existentes: todas as plantas, animais e microorganismos da Terra.

 

Assim, estamos falando da variedade de espécies da flora, fauna e microrganismos. Além da variedade de habitats, comunidades e ecossistemas formados pelos organismos e das funções ecológicas desempenhadas por eles. Toda essa diversidade e interação entre diferentes espécies é o que torna nosso planeta tão especial.

 

Entretanto, em virtude da grande importância econômica, os recursos naturais vêm sofrendo com o uso exacerbado e a pouca preocupação com o fim dessas riquezas. Essa triste realidade pode causar um grande problema: a redução da biodiversidade e a extinção de várias espécies importantes de seres vivos.

 

Contudo, isso pode estar mudando. Pesquisas apontam que a preocupação com questões ambientais cresceu 16% entre as novas gerações. O levantamento, do Economist Intelligence Unit a pedido do WWF, destaca o importante papel das redes sociais e analisa o comportamento da mídia, de marcas e empresas diante desse panorama.

 

Além disso, a produção de materiais no formato audiovisual para uma conscientização em massa da importância da preservação da biodiversidade, certamente é essencial nesse processo. Conheça 4 grandes produções na forma de documentários que podem contribuir, e muito, com esse entendimento: 

 

Amazônia, de Thierry Ragobert

A obra do diretor francês Thierry Ragobert retrata a história de um macaco-prego criado em cativeiro que se vê sozinho e desamparado no coração da Floresta Amazônica após um acidente aéreo. 

 

Sob a ótica do animal, o documentário revela os mistérios da fauna e da flora da região, destacando as dificuldades enfrentadas pelo macaco-prego e ainda de algumas de suas amizades.

 

Missão: Antártida, de Sylvestre Campe

Com o desafio de explorar modalidades como kitesurf, mergulho, escalada, ocean kayak e surfe, cinco aventureiros embarcam em uma jornada de 40 dias a bordo de um veleiro de 75 pés, preparado para enfrentar as águas mais perigosas do Oceano Atlântico.

 

A série de 10 episódios traz o renomado diretor de fotografia, Sylvestre Campe, que leva sua filha Cleo Laetitia Campe, para a perigosa expedição. Os multi-esportistas Karina Vela, Marcela Witt e Pedro Oliva se juntam aos dois e formam a equipe perfeita para a viagem, comandada pelo capitão australiano Roger Wallis.

 

Eles viajam juntos pelo Cabo Horn em uma viagem incrível do Ushuaia até a Antártida.

 

Professor Polvo, de Pippa Ehrlich e James Reed

Ao assistir essa produção de Pippa Ehrlich e James Reed a sensação é a de estar mergulhando junto com Craig Foster, fundador do projeto Sea Change.

 

Produzido pela Netflix, o documentário mostra o surpreendente relacionamento do cineasta com um polvo que ele encontra em seus mergulhos solitários e sem equipamentos na região do Cabo das Tormentas. 

 

Os oito anos de pesquisa na floresta subaquática da África do Sul acabaram gerando um retrato emocionante e reflexivo sobre a relação possível entre os homens e a natureza. 

 

Oceanos de Plástico, de Craig Leeson

A obra cinematográfica de Craig Leeson ajuda a refletir sobre a questão da poluição ambiental causada pelo plástico. O documentário mostra os efeitos do material na natureza e o impacto da poluição dos oceanos para os animais, as pessoas e os ecossistemas.

 

Garrafas que se prendem aos animais ou fragmentos que são engolidos são uma parte do problema, que fica ainda mais grave quando se considera o microplástico, partículas minúsculas que entram na cadeia alimentar da fauna dos oceanos e que chegam até a nossa mesa.

 

Com cenas tristes e alarmantes, mas precisam ser vistas, o documentário também aponta caminhos para solucionar esse grande problema ambiental.

 

Descubra o jeito UNESC de evoluir

Seja capaz de fazer questões econômicas coexistirem com questões ambientais em um mundo e mercado cada vez mais exigentes e ávidos por sustentabilidade. 

 

Conheça a pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital e combine a sua evolução profissional com qualidade de vida. Matricule-se agora.

Comentários