content

Método Cornell: conheça a técnica que irá aprimorar seus estudos

O método foi criado em 1940 por Walter Pauk, professor da Universidade de Cornell, e é bastante usado até hoje. A técnica promete melhorar as anotações durante os estudos e é indicada para estudantes em geral.

Como funciona?

Contudo, as anotações Cornell, como também é conhecido, é uma técnica para resumir seus conteúdos. Você deve dividir as folhas de anotações em três seções, cada uma será destinada para um objetivo, como por exemplo: resumo, tópicos e anotações em geral.

 

  • Primeiramente você irá escrever o tema do resumo no início do seu bloco de anotações.

  • Você irá desenhar uma coluna no canto esquerdo até o meio da folha, mas cuide para não chegar ao canto inferior do papel.

  • Produza outra coluna no restante da página. Por fim, faça um retângulo no canto inferior da folha.

 

Após tudo dividido, você irá colocar as orientações nos espaços adequados, como por exemplo:

 

  • Coluna esquerda: tópicos
  • Coluna da direita: anotações.
  • Retângulo inferior: resumo.

 

Anotações:

Anote tudo que for relevante para o seu estudo, mas procure utilizar as próprias palavras. Dessa forma você estará assimilando o que foi aprendido, ao colocar no papel você está memorizando o conteúdo.

 

Tópicos:

Após anotar tudo que você achou interessante para o seu resumo, leia atentamente suas anotações e separe o que você escreveu em palavras-chaves. Procure usar expressões que sejam fáceis para você associar aquela palavra ao conteúdo que você está estudando.

 

Resumo:

Agora leia atentamente tudo que você anotou e classificou em tópicos, após isso, faça um resumo sobre o conteúdo. Escreva de uma forma que seja de fácil entendimento para você, use um texto leve, como se você estivesse explicando todo essa matéria para alguém. Dessa maneira, você irá memorizar melhor o material.

 

Desenvolva suas habilidades em um formato ágil

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. Conheça nosso portfólio de cursos de MBA e Pós-graduação.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

 
Comentários