content

5 formas de tornar o seu negócio mais sustentável

A sustentabilidade é um tema que tem chamado bastante atenção, principalmente com as mudanças climáticas, que estão em evidência com os últimos acontecimentos em diversas partes do mundo. E, para os negócios, não seria diferente. Empresas têm se mostrado preocupadas em contribuir com um mundo mais sustentável.

 

Evitar desperdícios e diminuir o uso de plástico, são exemplos de ações que beneficiam o meio ambiente e podem ser colocadas em prática no dia a dia das empresas. Pequenas mudanças de hábito podem acontecer, inclusive você irá perceber que essas atitudes, além de fazer bem para o meio ambiente, trarão mais economia para o seu negócio.

 

Por isso, selecionamos algumas dicas que vão ajudar você a começar a mudança em sua empresa. Confira!

 

Empregue práticas de consumo consciente:

Desenvolva e incentive novos hábitos em sua empresa, como por exemplo, trocar lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, que consomem menos energia. Veja mais alternativas.

 

  • Se for possível, invista em energia solar.
  • Substitua as torneiras comuns por torneiras automáticas, assim evita o desperdício de água potável.
  • Invista em um sistema de captação de água, assim você poderá reutilizar a água para realizar limpezas, por exemplo.

 

Estabeleça um sistema de separação de lixo:

Separe o lixo de acordo com o material, isso ajuda na reciclagem e evita a degradação do meio ambiente, através da matéria-prima que serve para fabricação de outros produtos. Além disso, fortalece também a economia de cooperativas de reciclagem local. Mas, observe também as regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12305/10.

 

Opte por produtos de limpeza orgânicos:

Este tipo de produto são livres de conservantes químicos e sintéticos. Além de reduzir custos, eles não agridem o meio ambiente.

 

Diminua o consumo de plástico:

Copos descartáveis são definições de acúmulo de lixo, por isso, incentive seus colaboradores o uso de recipientes próprios para consumo de líquidos, como por exemplo, canecas para beber café e garrafas reutilizáveis para beber água.

 

Opte por trabalhar com fornecedores mais sustentáveis:

Comece a analisar todo o processo de produção do seu produto, ou das compras que são feitas para a empresa. Confira se seu fornecedor possui certificações ambientais ou verifique se suas necessidades não podem ser correspondidas com produtores locais, dessa forma, você também estará ajudando a economia da região.

 

 

Invista em uma gestão sustentável

 

Torne-se especialista em um tema chave para a gestão do futuro: a sustentabilidade. Conheça o curso de pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

 

Comentários