content

Empreendedorismo: Brasil é um dos países que mais abrem empresas no mundo

Os brasileiros podem ser descritos como uma das populações que mais abrem negócios no mundo. Mesmo em tempos de crise, por conta da pandemia do Covid-19, um estudo realizado pelo programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostrou que em 2020, o Brasil apresentou a 4º maior taxa de aberturas de negócios de até 3,5 anos de existência, dos 55 países que participaram da pesquisa. 

Além disso, em janeiro de 2021 foram abertas mais de 300 mil novos negócios no Brasil, batendo recorde de abertura de MEIs, segundo um levantamento feito pela Serasa Experian. Este número é o maior já registrado desde janeiro de 2010. 

 

Sendo assim, os dados já levantados pelo GEM, mostram que o aumento do número de empreendedorismo vem em momentos de recessão. Contudo, com a crise econômica que afetou o mundo, mais pessoas buscaram apoio no empreendedorismo, seja de modo mais formal ou informal. A pesquisa apontou também que 90% dos brasileiros responderam que um dos motivos que levaram a abrir um negócio é a carência de oportunidades de emprego. 

 

Portanto, ainda estima-se que mais de 53 milhões de brasileiros estão desempenhando alguma atividade empreendedora, que vai desde planejamento para iniciar um novo negócio até desenvolvendo planos para consolidar a sua marca no mercado. 

 

Empreendedorismo sólido em meio a pandemia

Abrir um novo negócio nem sempre é fácil, mesmo o país sendo líder em empreendimentos. Para conseguir tirar seus planos do papel, é muito importante ter um planejamento e entender quais são as necessidades do mercado. Confira algumas dicas.

 

  • Faça uma pesquisa de mercado para entender o que o seu futuro cliente necessita;
  • Busque entender como funciona o digital, estude suas possibilidades dentro das plataformas online;
  • Desenvolva sua habilidade em marketing de relacionamento;
  • Saiba treinar e manter motivada a sua equipe;
  • Reveja seus processos. 

 

Mergulhe em novas experiências

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. Conheça nosso portfólio de cursos de MBA e Pós-graduação.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

 

Comentários