content

Conheça o Método Robinson e saiba como aplicá-lo no seu dia a dia

A técnica foi criada em 1940 pelo psicólogo americano Francis Pleasant Robinson, e vem sendo considerado muito útil para os estudos e ainda promete uma assimilação dos conteúdos de forma mais rápida e clara. Mais conhecido como a sigla EPL2R, o processo se baseia em momentos essenciais do aprendizado: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar. 

 

A metodologia resume-se em cinco etapas que são fundamentais para adquirir conhecimento. Esses passos estão baseados na ideia que a repetição deles é fundamental para o desempenho nos estudos. 

 

Explorar: 

Esse primeiro passo consiste na exploração do seu objeto de estudo. Por exemplo, se for um livro, analise aquela obra: descubra o que o autor quis passar com o conteúdo, quais são as finalidades sobre ele. Neste primeiro momento, é importante deixar a curiosidade sobre o tema tomar conta. Pesquise sobre o assunto e busque informações sobre ele.

 

Perguntar:

Após finalizar a exploração da primeira etapa, você irá listar todas as suas dúvidas sobre o tema pesquisado. Assim que as questões estiverem elaboradas, você irá levá-las ao seu mentor assim que tiver oportunidade. 

 

Ler:

Nesta etapa você irá realmente ler e analisar o assunto e se aprofundar sobre o tema. É um estudo mais aprofundado, com finalidade de criar um pensamento crítico sobre o que está sendo abordado. Aproveite para elaborar mapas mentais que possam ser aproveitados nas etapas seguintes do método. 

 

Rememorar:

Nesta etapa você fará um resumo mental do que estudou e, em seguida, coloque tudo que você lembra em um papel. Dessa forma, você conseguirá memorizar e reforçar o que você já sabe, mas também conseguirá identificar o que você ainda está com dificuldade de assimilar. 

 

Repassar:

Por fim, a última fase do método consiste em analisar com mais atenção tudo que foi estudado, conferindo todas as suas anotações, resumos e destaques. Discuta o tema com outras pessoas que tenham estudado também, pois é importante para você criar mais argumentos e embasamento sobre o assunto. 

 

 

Você nunca aprendeu assim

 

Aprendizado no seu ritmo, como e onde você quiser. Na UNESC Digital você não precisa escolher entre evolução profissional e qualidade de vida. 

 

Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva e duração de 6 meses.

 

Conheça os nossos cursos e descomplique a sua evolução profissional.

Comentários