content

E-leadership: conheça o novo modelo de liderança

O mercado vem passando por uma grande transformação, ainda mais com os inúmeros avanços tecnológicos. Tanto os profissionais, como as empresas precisaram se adaptar às novidades e acompanhar as tendências do momento. 

 

Desde já, para quem deseja se tornar um líder, estar atento a essas movimentações é essencial. Por isso, uma liderança bem sucedida significa adotar estratégias elaboradas para se aproximar dos times e integrar as equipes. 

 

Existem diversas maneiras de colocar isso em prática, mas tudo dependerá do perfil de cada equipe liderada. Contudo, um modelo de liderança tem chamado atenção de executivos, o e-leadership. 

 

O que é?

Portanto, o modelo e-leadership é uma forma dos líderes conduzirem suas equipes utilizando recursos tecnológicos, como por exemplo, reuniões em ambientes virtuais, canais de comunicação eletrônicos, entre outros. 

 

O principal objetivo é tornar as relações menos hierarquizadas, mais leves e próximas. As equipes que são lideradas por essa metodologia costumam ser multiculturais, onde os colaboradores se destacam por terem mais voz dentro da organização e, consequentemente, conquistam autonomia nas tomadas de decisões.

 

Nesse sentido, para que essa liderança digital aconteça, é essencial que os líderes estejam bem preparados para se relacionar digitalmente com todos os seus liderados. Porque além de ter que lidar de forma organizada com as ferramentas digitais que são oferecidas, o papel principal de um líder é desenvolver talentos e competências na sua equipe. 

 

Quais são os benefícios?

Contudo, para implementar o e-leadership no seu negócio é fundamental que o líder tenha domínio e alto conhecimento em seu setor de atuação e que entenda todos os processos da empresa. 

 

Dessa forma, é essencial manter as estratégias alinhadas ao propósito da instituição. Entre os principais benefícios, podemos destacar: 

 

  • Comunicação em tempo real.
  • Relação mais próxima do funcionário.
  • Motivação e engajamento da equipe.

 

Além disso, é fundamental que a empresa fortaleça a cultura de transformação digital na empresa, pois estes avanços podem fortalecer um posicionamento mais competitivo da empresa no mercado. É essencial que o time esteja acostumado a lidar em sua rotina com as ferramentas de comunicação, dessa forma será mais fácil implementar a metodologia do e-leadership em sua equipe. 

 

Invista em um gestão de liderança

Desenvolva habilidades que o mercado valoriza. Conheça o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

Você nunca aprendeu assim.

Comentários