Blog da Unesc Digital

Estudo aponta o poder de influência da geração Z

Escrito por UNESC Digital | 22 de Setembro de 2022

As marcas devem mensurar o impacto das gerações mais novas em suas estratégias? A resposta é sim.

 

O relatório Especial Trust Barometer 2022, da Edelman Data & Intelligence (DxI) aponta que a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) tem preocupações reais sobre a sociedade e o meio ambiente. Além disso, esse grupo pode influenciar nos hábitos de consumo de outras gerações.

 

Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre os resultados do relatório.

 

Geração Z: o futuro das relações de consumo

 

Mais atentos às questões ambientais e ao consumo consciente, essa geração está preocupada com os problemas que vêm impactando o mundo e que podem gerar grandes crises futuramente.

 

Segundo o relatório, esse perfil mostra como as marcas devem olhar para as necessidades dessas pessoas, bem como entender que a geração Z possui um grande poder de influência entre os consumidores ainda mais jovens.

 

Conforme o levantamento, que ouviu pessoas de 14 países (incluindo o Brasil), 62% dos brasileiros revelaram que esse grupo influencia na compra dos adultos e em como eles economizam.

 

Além disso, 70% da geração Z em todo mundo afirma estar envolvida em causas sociais e políticas. Para 59% dos entrevistados, esses jovens têm poder de influência sobre como geram mudanças e como apoiam as causas com as quais eles se importam.

 

Nesse sentido, esse é um dado que comprova que as pessoas estão olhando com atenção para os produtos que consomem. Ou seja, elas escolhem marcas que se posicionam sobre questões sociais e ambientais.

Leia também: Nanoinfluenciadores: o poder do marketing de influência para as marcas.

 

Influência para além das compras

 

Um dos pontos abordados no relatório é que o marketing de influência está sofrendo mudanças. Por exemplo, a geração Z tem grande predisposição em confiar na palavra de influenciadores e porta-vozes de marcas. Confira:

 

  • Para 78% dos brasileiros, a confiabilidade é dada a um especialista ou cientista;

  • 71% consomem recomendações de amigos ou conhecidos que usam uma determinada marca;

  • 68% contam com a indicação de embaixadores ou especialistas técnicos de uma marca.

 

Dessa forma, o que encanta os consumidores dessa faixa etária é que esses influenciadores fazem recomendações fundamentadas em experiências, levando a terem boas referências antes de consumir algum determinado produto.

 

Por fim, 65% dos entrevistados esperam que as marcas sejam transparentes quanto à produção de seus produtos, como tratam seus funcionários e com quais empresas fazem negócios. As respostas apontaram ainda que a geração Z afirma boicotar marcas que não possuem transparência ou que não estão preocupadas com o meio ambiente.

 

Esteja atento às novidades do marketing

Mergulhe em um universo de possibilidades em uma das melhores universidades do Brasil, a UNESC Digital. Conheça o curso de pós-graduação em Marketing, Branding e Experiência Digital, tornando-se um especialista em utilizar as mais variadas técnicas de marketing, pricing e branding a serviço das marcas e dos resultados.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses e sem entrega de Trabalho de Conclusão de Curso. Ideal para você que não tem tempo a perder.

 

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um polo de desenvolvimento e qualidade de vida. Matricule-se.