content

Flashcards: saiba como criar e otimizar os estudos

Desenvolver um método de estudo pode transformar a forma que você absorve os conteúdos, principalmente quando você tem dificuldade de memorizar alguns assuntos. 

 

Existe uma ferramenta de estudos que promete facilitar na hora do aprendizado: os flashcards. São pequenos pedaços de papel em formato de fichas ou cartões, que contém a pergunta na frente e a resposta no verso.

 

Como funciona?

Nesse sentido, os flashcards funcionam como um método de mnemônico, ou seja, o objetivo é focar na memorização, baseado na metacognição e é bem simples de usá-lo: você deve acertar a resposta da questão que está atrás da ficha. 

 

Para o método dar certo e funcionar de forma efetiva, é preciso que você faça seus flashcards à mão, pois na hora de preparar o material você estará trabalhando a sua mente e, consequentemente, memorizando o conteúdo. Confira o passo a passo a seguir.

 

  • Primeiramente você irá elaborar uma questão que tenha apenas uma resposta certa e irá anotar no cartão. 
  • No verso, anote a resposta. 
  • Após realizar as revisões de todas as fichas, você irá separar os cartões em três categorias. 

Categoria 1: são as perguntas que você acertou facilmente e já percebeu que memorizou e aprendeu o conteúdo. 

Categoria 2: aqui você irá colocar as perguntas que acertou com mais dificuldade e que precisam ser revisadas.

Categoria 3: são todas as perguntas que você errou.

 

As perguntas que você acertou, que são da categoria 1, você irá revisar a cada quatro semanas. Já na categoria 2, a revisão acontecerá a cada duas semanas. E as questões que você não soube responder, a revisão deverá ocorrer diariamente ou semanalmente. Achou interessante? Agora experimente colocar em prática!

 

Invista no seu aperfeiçoamento em um formato ágil

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. Conheça nosso portfólio de cursos de MBA e Pós-graduação.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários