content

Gamificação: entenda o que é e como aplicar no seu negócio

Você já ouviu falar em gamificação? Um dos objetivos dessa estratégia é motivar e engajar os colaboradores em conjunto com os principais pilares de uma organização.

 

A técnica é aplicada para diversos propósitos, como por exemplo, elevar a cultura organizacional, melhorar os processos de recrutamento, além de aperfeiçoar o gerenciamento de projetos de uma empresa.

 

Além disso, um levantamento realizado pela consultoria Gartner, identificou que muitas empresas estão cada vez mais interessadas em implementar a gamificação como uma estratégia de gestão e inovação.

 

Quer entender melhor esta técnica? Continue a leitura e confira:

 

O que é?

Nesse sentido, a gamificação nas empresas - ou gamification, em inglês, é uma estratégia que usa os mecanismos dos jogos para alcançar objetivos e resultados planejados pelas organizações.

 

Aplicar a técnica é fundamental para que empresas consigam engajar seus funcionários em suas tarefas cotidianas e, dessa forma, aumentar a produtividade do time.

 

A gamificação atua de forma colaborativa, podendo adotar ações positivas dentro da organização como, por exemplo: desafios, pontuação, premiação para motivar colaboradores ou possíveis clientes.

 

Por que adotar a técnica?

Em razão dos resultados alcançados, a estratégia vem sendo usada em diversas empresas de diferentes segmentos para despertar o interesse do colaborador em processos de treinamento e desenvolvimento.

 

Ou seja, a gamificação quando bem aplicada, estimula o foco, a persistência em um objetivo e energia dos colaboradores que estão envolvidos nos treinamentos. Nesse sentido, o líder consegue moldar comportamentos e gerar motivação para o seu time.

 

Confira algumas competências que podem ser desenvolvidas e estimuladas por meio de experiências gamificadas:

 

  • Determinação e superação
  • Foco e atenção
  • Liderança e colaboração
  • Engajamento e motivação
  • Autoavaliação e Evolução
  • Produtividade e eficiência

Desenvolva a sua habilidade de liderança

Se você também acredita na inovação, mergulhe em uma experiência enriquecedora e esteja preparado para liderar o mercado com o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Conheça nossa metodologia exclusiva e descubra porque nossos alunos de Pós e MBA estão entre os mais satisfeitos do mercado.

Comentários