content

Internet das Coisas: a tecnologia que está cada vez mais presente em tudo

O conceito de Internet das Coisas está cada vez mais presente em nossas rotinas e cotidiano. E é exatamente isso que torna o domínio dessa tecnologia cada vez mais essencial para o mercado. 

 

Você já parou para pensar que um simples smartwatch já traz esse recurso tecnológico como padrão? Pois é, com o avanço rápido das tecnologias, a ideia de conectar objetos do dia a dia a uma rede foi virando realidade.

 

Se você não quer ficar fora dessa revolução, já é possível entrar nesse mercado em ascensão. Siga a leitura e fique por dentro dos novos avanços neste setor do mercado.

 

O que é Internet das Coisas?

O termo Internet das Coisas, ou IoT, como também é conhecido, foi criado em setembro de 1999 pelo cientista da computação britânico, Kevin Ashton. 

 

O conceito foi utilizado para defender a ideia de colocar tags de identificação de identificação de radiofrequência e outros sensores em embalagens de produtos. 

 

Dessa forma, os sensores poderiam gerar dados sobre a localização dos itens quando fossem escaneados em um armazém, em prateleiras e até mesmo após a venda. 

 

Assim, os dados indicariam se os itens haviam sido vendidos ou se estavam em falta nas prateleiras. A ideia deu certo, popularizando o conceito de IoT.

 

Desde então a IoT vêm se desenvolvendo e sofrendo mutações com o uso de redes convergentes (principalmente wireless), sistemas micro eletromecânicos (Micro-Electro-Mechanical Systems) e a própria Internet.

 

Como funciona o mercado da IoT?

Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas, o setor de tecnologia deve crescer cerca de 40% ao ano, o que deve se traduzir em um mercado de 11 trilhões de dólares até 2025. 

 

O crescimento também gera oportunidades excelentes de trabalho. As empresas estão pesquisando cada vez mais como a IoT pode ser aproveitada em todos os processos, desde a identificação de novos modelos de negócios e fontes materiais, além de como simplificar a produção e o gerenciamento da experiência do cliente.

 

Algumas profissões já estão ligadas à Internet das Coisas e devem se popularizar cada vez mais nos próximos anos, com o crescimento do setor. Confira: 

 

Desenvolvedor de plataforma

O papel desse profissional é integrar hardware (gadgets, dispositivos de hardware) e software, fazendo com que diferentes dispositivos se comuniquem usando um mesmo padrão e consigam compartilhar informações entre si.

 

Desenvolvedor de aplicativos

Esse profissional é o responsável por criar programas que permitem controlar dispositivos de hardware remotamente por meio de smartphones e tablets, bem como receber informação destes e conceber soluções voltadas para cada tipo de dispositivo.

 

Especialista em Big Data

O profissional de Big Data é o responsável por tratar, gerenciar e analisar as informações geradas nos sistemas, bancos de dados e ferramentas de administração. Ele trabalha com sistemas, bancos de dados e ferramentas de administração e análise de dados. É preciso ter conhecimento de técnicas como machine learning, e estar ligado em conceitos de segurança de informação e ética, afinal sua “matéria-prima” são os usuários.

 

Especialista em segurança de informação

Devido à grande quantidade de dispositivos captando dados e informações processadas, torna-se necessário ter alguém responsável por garantir que nada vai passar, e esse é o trabalho desse profissional. O especialista em segurança da informação é quem desenvolve sistemas para proteger dispositivos interconectados pela internet, garantindo a privacidade das informações.

 

Para ler

Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto? Então confira as nossas indicações de leitura!

 

1- “The Internet of Things” (A Internet das Coisas), de Samuel Greengard

2- “The Fourth Industrial Revolution” (A quarta revolução industrial), de Klaus Schwab

3- “Getting started with Internet of Things” (Introdução à Internet das Coisas), de Cuno Pfister

4- “Learning Internet of Things” (Aprendendo sobre a Internet das Coisas), de Peter Waher

5- “Precision: Principles, Practices and Solutions for the Internet of Things” (Precisão: princípios, práticas e soluções para a Internet das Coisas), de Timothy Chou

 

Gostou? Então, descomplique sua evolução profissional com a UNESC Digital.

 

Aqui, você não investe apenas em um curso de pós-graduação ou MBA, você investe na sua evolução profissional por meio de uma metodologia exclusiva.

 

Conheça o nosso portfólio de cursos e descomplique a sua carreira.

Comentários