content

Liderança 4.0: o que é e suas principais características

O mundo está em constante transformação, consequentemente o mercado profissional também. Com a fase da indústria 4.0, que é demarcada pela Internet das Coisas e a evolução da tecnologia, esses são fatores que demandam atualizações constantes dos profissionais. É nesse sentido que surge o termo liderança 4.0.

 

A liderança 4.0 é um conceito que surge em resposta à evolução digital. Dessa forma, lideranças são desafiadas a se adaptarem a um ambiente de trabalho cada vez mais globalizado e tecnológico. Essa ideia busca desenvolver habilidades e competências específicas para enfrentar os diversos desafios que surgem no dia a dia profissional a fim de aproveitar as oportunidades que são criadas pela era digital. 

 

Você também pode se interessar pelo assunto O papel do novo líder: o que profissionais esperam de seus gestores. 

 

Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre o assunto.

 

Afinal, o que é liderança 4.0?

 

Liderança 4.0 é um modelo de gestão que tem como objetivo guiar a equipe de liderados em um ritmo que acompanhe os novos modelos de negócios. Ou seja, como esse conceito surgiu em um contexto de transformação digital, em que empresas estão automatizando processos e adotando novas ferramentas para o trabalho, esses líderes precisam estar preparados para enfrentar as mudanças rápidas e a volatilidade do mercado. 

 

Além disso, eles precisam ser flexíveis e adaptáveis, capazes de se ajustar a novas realidades, antecipando tendências, tomando decisões ágeis e promovendo a inovação dentro das organizações. 

 

Esse tipo de liderança valoriza a colaboração e a construção de redes de relacionamento. Isto é, eles precisam ser capazes de trabalhar em equipe, conectar ideias e pessoas, ao promover um ambiente colaborativo. Portanto, a liderança 4.0 é menos hierárquica e mais orientada para o trabalho em conjunto.

 

Quais as características de um líder 4.0?

 

Agora que você já entendeu porque é fundamental ter uma boa liderança, está na hora de compreender quais são as principais características que fazem parte desse conceito. Confira: 

 

  • Inovador:

Estar à frente das inovações do mercado é uma das principais características de um líder 4.0. É preciso compreender e estar atualizado sobre as tendências da tecnologia para poder orientar sua equipe na adoção dessas tecnologias para impulsionar a inovação dentro do time, pois essa liderança deve se preocupar com os resultados e a eficiência organizacional. Por isso, é importante que esse profissional seja ágil e tenha facilidade de aprender novos assuntos. 

 

  • Possui perfil inclusivo:

Outro ponto importante é a habilidade de lidar com a diversidade e a inclusão. O líder 4.0 deve valorizar a diversidade de pensamento, experiências e perspectivas, promovendo sempre a igualdade de oportunidades e o respeito pela diferença. Eles devem ser capazes de criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e possam contribuir com o time de forma espontânea. 

 

  • É intraempreendedor:

Um intraempreendedor é um profissional que cria novas tendências, processos e implementa novas ideias dentro de uma empresa. Mais do que isso, essa liderança tem a capacidade de encontrar soluções para problemas de forma ágil e criativa. Além disso, ele é colaborativo e é acessível à sua equipe sempre que necessário. 

 

A liderança 4.0 possui alguma vantagem?

 

Sim, esse conceito possui algumas vantagens ao ser aplicado dentro de uma empresa. Veja as principais:

 

  • Melhora o engajamento entre equipes;

  • Amplia a cultura de inovação;

  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;

  • Desenvolve a criatividade dos liderados;

  • Aumenta a capacidade de resolução de problemas.

 

Desenvolva times de alta performance

 

Esteja preparado para lidar com os diversos tipos de cenários do mercado e saiba desenvolver equipes brilhantes. Adquira novas habilidades com o curso de MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital e se torne um especialista em liderar, capaz de enxergar a liderança pelos mais variados ângulos.

 

Estude em um formato 100% online, com uma metodologia exclusiva e que prioriza a sua experiência. Tenha uma nova formação em apenas 6 meses e sem TCC. Conheça os nossos cursos e estude em uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC. 


O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

 

Comentários