content

Mercado: confira as principais tendências de consumo para 2022

Novos estilos de vida surgiram nos últimos dois anos, fazendo com que os consumidores transformassem os rumos do mercado. É fundamental que empresas e instituições estejam atentas a essas mudanças se quiserem continuar se destacando durante 2022.

 

 

Um estudo realizado pela Euromonitor International, empresa especializada em pesquisas de estratégia de mercado, reuniu as principais tendências globais de consumo para este ano. O levantamento foi realizado por 15 escritórios globais, com base em análises de mercados industriais e pesquisas com consumidores.

 

 

Economia circular e preocupação com o meio ambiente estão entre os pontos de destaque levantados na pesquisa. Por isso, separamos as principais tendências de consumo de acordo com o estudo, para lhe ajudar a desenvolver uma estratégia sólida para o seu negócio. Continue a leitura do artigo e confira.

 

Atenção com o meio ambiente

 

Aproximadamente 67% dos consumidores tentaram causar menos prejuízos para a natureza por meio de suas ações durante 2021, segundo aponta a pesquisa. Esse dado mostra que a preocupação com os recursos naturais e a adoção de um estilo de vida mais sustentável vieram para ficar.

 

 

Esse perfil de consumidor é denominado como “agentes do clima”, eles esperam que as marcas adotem uma postura cada vez mais consciente a favor do meio ambiente, à medida que a preocupação com o clima aumenta. Dessa forma, é essencial que as empresas estejam atentas e revejam seus hábitos para evitar desperdícios e consumo exagerado de certos insumos.

 

Idosos presentes nos canais digitais

 

Durante a pandemia, os idosos se viram obrigados a entrar para os canais digitais. Dados da pesquisa apontam que 45% dos consumidores com mais de 60 anos usaram um serviço bancário no celular pelo menos uma vez por semana. Hoje, mais familiarizados com o ambiente digital, os “idosos digitais” como são chamados, se sentem mais confortáveis com a tecnologia.

 

 

Dessa forma, é essencial ter em mente que a tecnologia está presente na vida de todos, por isso invista em uma experiência digital que seja de acordo com o perfil do seu cliente, entenda que essa é uma oportunidade para adaptar as plataformas do seu negócio para que seja possível atender às necessidades de diferentes públicos.

 

 

Economia circular

 

 

Conforme falamos anteriormente, os consumidores têm se preocupado cada vez mais com a sustentabilidade. Nesse sentido, os clientes estão investindo na economia circular, adquirindo produtos usados. Segundo o levantamento, 33% dos consumidores compraram itens de segunda mão com um intervalo de poucos meses em 2021.

 

 

Além disso, a expectativa é que essa prática se torne cada vez mais recorrente, principalmente para itens de bens duráveis. Em outras palavras, é interessante que empresas invistam em iniciativas de programas de reciclagem ou de revenda, por exemplo. Ao rever a estratégia, a empresa estará impactando o meio ambiente de forma positiva.

 

 

Esteja presente no on-line

 

 

A pandemia da Covid-19 fez com que muitos processos acelerassem. Dessa forma, os modelos de negócios tradicionais foram desafiados e precisam se adaptar às mudanças que estão acontecendo. Hoje, os consumidores exigem muito mais das marcas, por isso é fundamental investir em experiência de compra híbrida para seus clientes.

 

 

 

Desenvolva novas habilidades e potencialize os resultados do seu negócio

 

 

Esteja preparado para os mais diversos cenários e potencialize os resultados do seu negócio. Conheça os nossos cursos de pós-graduação e MBA da UNESC Digital. Aprenda transformação digital, processos e implementação da inovação, Marketing Verde e muito mais.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

Comentários