content

Empreendedorismo sustentável: o que é e por que colocá-lo em prática?

Como sabemos, o empreendedorismo abre incontáveis possibilidades, mas uma delas está ganhando mais espaço no mercado entre os consumidores e as marcas: o empreendedorismo sustentável. Vamos entender um pouco melhor esse termo?

 

O que é empreendedorismo sustentável?

A ideia por trás deste conceito é trabalhar com produtos e negócios sustentáveis, que aliam a geração de lucros como também a atenção com o impacto social e ambiental das tarefas realizadas pela empresa. Do mesmo modo, sua principal característica é uma gestão humanizada, que considera como um pilar fundamental as consequências de seus serviços e produtos para o mundo e o meio ambiente.  

 

Nesse sentido, para se tornar um empreendedor sustentável é necessário adotar algumas mudanças de hábito, como por exemplo, evitar desperdícios e investir em um consumo consciente. Além disso, a organização deve demonstrar uma atenção especial com pessoas que serão afetadas por suas atividades, sejam elas consumidores de seus produtos, colaboradores ou moradores da região. 

 

Por que colocar em prática?

O mundo está passando por grandes mudanças ambientais e sociais. É fundamental que empresas adotem, aos poucos, medidas que irão causar impacto positivo nessas áreas. 

 

Contudo, um estudo realizado pela agência de pesquisa Union+Webster, que foi divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis e 70% dizem que não se importam em pagar um pouco mais por este diferencial.

 

Como se tornar um empreendedor sustentável?

Aplicar ações mais sustentáveis em uma empresa requer ação e, como vimos, algumas mudanças de hábitos. Confira algumas sugestões de como dar os primeiros passos. 

 

  • Estabeleça objetivos claros para sua empresa, como por exemplo, reveja sua missão, visão e valores. Deixe claro suas metas e o motivo de adotar práticas mais conscientes, mostre seu propósito e os esforços dos colaboradores para realizar essa mudança de cultura.  
  • Analise todo o funcionamento da companhia, reveja os processos e pontos que podem ser melhorados. Por exemplo, faça um levantamento da quantidade de desperdícios realizados por sua empresa, desde copos plásticos, consumo de energia elétrica e água.

 

Torne-se um empreendedor sustentável

Seja um especialista em um tema chave para a gestão do futuro: a sustentabilidade. Conheça o curso de pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários