content

Metodologias ágeis: como elas podem impactar o seu negócio?

É comum as empresas estarem sempre buscando formas de engajar e aumentar a produtividade de seus colaboradores. Nesse sentido, as metodologias ágeis têm ganhado cada vez mais espaço.

 

Se você se interessa pelo assunto, continue a leitura e descubra porque grandes empresas como Rede Globo, Yahoo! e Google as utilizam.

 

O que são as metodologias ágeis?

Essa técnica funciona como uma forma de agilizar determinadas entregas de um projeto. Dessa forma, possíveis problemas que acontecerem durante o percurso podem ser identificados e corrigidos rapidamente, de forma que, processos possam ser revistos e melhorados sem atrasos na entrega final.

 

Essa estratégia busca, principalmente, engajar melhor a equipe, de forma que seja possível transmitir informações mais claras, mantendo o foco no objetivo final, ou seja, o cliente. Para que a otimização de processos funcione, é preciso seguir 4 pilares das metodologias ágeis. Confira:

 

  • Comunicação

  • Praticidade

  • Alinhamento de expectativas e colaborações

  • Adaptabilidade e flexibilidade

 

Nessa maneira, o grande benefício desse método é realizar entregas personalizadas para os clientes, pois durante o processo o consumidor conseguirá ter uma aproximação ainda maior com o seu produto.

 

Quais as vantagens de usar o método ágil em seu negócio?

Implantar essa estratégia em uma empresa demanda uma mudança na cultura organizacional da companhia e, principalmente, muito planejamento e organização.

 

Além disso, ao aplicar testes durante o desenvolvimento de um projeto proporciona uma entrega de qualidade ao cliente final. Ou seja, isso traz mais segurança e benefícios em relação aos processos tradicionais já realizados nas empresas.

 

Conheça algumas vantagens da metodologia ágil:

 

  • Entregas mais rápidas e eficientes:

Conforme já comentamos anteriormente, a estratégia irá otimizar o tempo durante a execução de projetos, de modo que as entregas para o cliente final sejam mais ágeis. Dessa forma, o consumidor também pode participar e validar diversas etapas da proposta. Dessa maneira, o método aumenta a transparência dos processos e, consequentemente, fortalece a relação entre empresa e cliente.

 

  • Maior autonomia e produtividade dos funcionários:

Por conta dos processos de simplificação de alguns sistemas de produção, o trabalho acaba se tornando mais fluido, garantindo que a equipe dê atenção para a resolução de possíveis problemas ou na criação de soluções mais completas, do mesmo modo que os funcionários ganham independência para executar suas funções.

 

 

Existem diversas formas de executa-las. Veja algumas delas e descubra qual se aplica melhor à sua realidade.

 

 

Conhecida como o método enxuto, esse conceito busca eliminar desperdícios e focar somente no essencial. A técnica tem como objetivo otimizar processos durante o desenvolvimento de uma empresa, visando reduzir gastos, bem como, aumentar resultados.

 

  • Scrum:

A técnica funciona por etapas, mais conhecidas como sprints, que basicamente são os intervalos de tempo para executar cada etapa. Ao final de cada um desses passos, é feito uma revisão do projeto antes de ser enviado para validação, é somente depois disso que o time pode seguir para a próxima etapa.

 

  • Kanban:

Essa metodologia é formada por checklists e oferece uma ampla visão de todo o trabalho que está sendo desenvolvido. Essa técnica é muito usada para gerenciamento de projetos, pois permite que a organização de todos os processos seja feita de forma visual. Para isso, é necessário que você crie um quadro e faça uma divisão da seguinte forma: To Do (atividades que devem ser feitas), Doing (trabalhos que já estão sendo realizados) e Done (tarefas que já foram entregues).

 

Invista na sua carreira

Mergulhe em uma experiência enriquecedora e esteja preparado para se desenvolver e atuar frente aos mais diversos cenários profissionais com o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários