content

Mundo BANI: você conhece esse novo conceito?

Nos últimos anos, acompanhamos a evolução de diversas áreas e, diariamente, somos expostos a novas mudanças e transformações. A tecnologia é um exemplo disso. Ela impacta a nossa rotina, a forma como trabalhamos e como produzimos. E em um mundo que vive em constante transformação é natural que novos conceitos e ideias surjam pelo caminho. É o caso do mundo BANI.

 

Sucessor do mundo VUCA, conceito que surgiu durante os anos 90, o mundo BANI foi idealizado pelo antropólogo Jamais Cascio em 2018, após perceber que o antigo conceito já não se aplicava mais à realidade de um mundo tão acelerado quanto o nosso.

 

No artigo de hoje, vamos entender o que esse conceito significa e quais são as suas vantagens. Continue a leitura do artigo e saiba mais.

O que significa BANI?

O termo que vem do inglês, que significa Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible.

 

Brittle (frágil):

No conceito, é compreendido que o mundo é frágil. O que hoje é uma certeza, amanhã pode virar uma incerteza. Ou seja, precisamos estar preparados para o imprevisível, procurando sempre ter uma carta na manga para situações que fogem do esperado.

 

Anxious (ansioso):

O senso de urgência e incertezas podem nos causar ansiedade. Dessa forma, temos trabalhado com uma margem de erro maior, mas com atitudes mais rápidas na hora de tomar decisões.

 

Nonlinear (não linear):

Planejamentos a longo prazo não fazem tanto sentido para o mundo BANI. Hoje, tudo está em constante mudança, portanto é preciso saber adaptar projetos e o seu negócio para fazer parte dessa nova realidade. Ou seja, ser flexível é um ponto forte para o conceito.

Incomprehensible (incompreensível):

Diante do cenário dinâmico em que vivemos e das constantes informações que recebemos por dia, é natural buscarmos respostas para tudo, mas nem sempre elas fazem sentido ou garantem compreensão sobre os fatos.

 

Segundo Cascio, a incompreensibilidade é a etapa final da sobrecarga de informações. Dessa forma, essa situação é temporária, deixando existir a possibilidade de construirmos a compreensão das coisas que hoje são complexas para o nosso entendimento.

Vantagens do mundo BANI

Cascio acredita que esse conceito oferece diversos benefícios, um deles é a possibilidade de estruturar com mais certeza nossos caminhos a partir do cenário em que estamos vivendo.

 

Na fragilidade, é fundamental desenvolver a soft skill da colaboração e resiliência. Dessa maneira, para a ansiedade, trabalhar sua saúde mental é essencial para estar preparado para os desafios que podem surgir.

 

Já na situação “não linear” deve-se ter a capacidade de ser mais flexível a mudanças. Saia do comum e experimente novas estratégias e tarefas para o seu negócio e para a sua carreira.

 

No contexto incompreensível, cabe a nós desenvolver certas habilidades para conseguir lidar com a inconstância. Por exemplo, esteja disposto a aprender com seus erros ou com as pessoas ao seu redor.

Desenvolva habilidades essenciais para a sua carreira

Esteja preparado para os mais diversos cenários do mercado de trabalho. Conheça os nossos cursos de pós-graduação e MBA da UNESC Digital. Aprenda sobre liderança e transformação digital, processos e implementação da inovação.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

Comentários