Ambientes de trabalho com condições mais justas em termos de gênero e raça estão entre as principais expectativas dos profissionais do futuro, é o que mostra a pesquisa global Edelmans Trust Barometer, que está na sua 22ª edição.
Segundo o estudo, que é realizado anualmente, adotar medidas que combatam a desigualdade de gênero e raça é parte do papel do novo líder. E para 49% dos entrevistados, as empresas ainda não fazem o suficiente para combater a desigualdade econômica.
Ainda, 46% desses profissionais acreditam que não existam medidas suficientes para qualificação dos trabalhadores e 42% acham que faltam ações para a disseminação de informações confiáveis. No que diz respeito às mudanças climáticas, 52% acredita que as empresas não estão fazendo o suficiente.
As percepções desses profissionais causam impacto no mercado. Afinal, 80% desses profissionais esperam que seus gestores apareçam para discutir políticas públicas e para mostrar o trabalho que suas empresas têm feito para beneficiar a sociedade.
Para 76% dos entrevistados, os gestores devem se posicionar nas discussões de salário e economia e 73% esperam posicionamento de seus líderes a respeito da desigualdade salarial.
Além disso, 74% dos profissionais querem posicionamento a respeito de temas como tecnologia e automação e 68% sobre o aquecimento global e outros problemas relacionados ao clima.
Diante desse cenário, você gestor, como está se saindo até agora? Consegue avaliar se possui o que é necessário para promover a igualdade em sua organização? Separamos 5 insights que podem ajudá-lo nesse processo. Veja a seguir:
Você pode se interessar pelo artigo 5 sugestões para novas lideranças.
Defina quais serão as diretrizes internas da companhia com relação à igualdade de gênero e raça, tanto para traçar metas quanto para auxiliar na cultura organizacional da empresa. No início talvez seja necessário realizar algumas alterações nos princípios da organização e reestruturar a política da companhia, incluindo novos aspectos e diretrizes.
Uma das ações para ter sucesso nas empresas é colocar a mão na massa. Portanto, engaje seus profissionais para que eles se abram para ter mais igualdade na equipe.
Informe que é uma política da companhia e utilize todos os meios possíveis para promover esse aspecto. Principalmente, através do diálogo onde todos os assuntos e ideias possam ser discutidos com respeito e transparência.
Desenvolva a comunicação interna valorizando o respeito às diferenças e promova treinamentos sobre conscientização. Trabalhar o acolhimento entre os colaboradores é importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e essa iniciativa deve partir da organização.
A sua empresa valoriza a diversidade ou está em busca sempre do mesmo tipo de profissional? Existe espaço para a inovação ou uma cultura inclusiva na companhia? Uma pesquisa organizacional pode ajudar a compreender se existe o sentimento de exclusão entre os colaboradores e pode ser interessante observar esse quadro.
Uma das melhores formas de promover a equidade no mercado de trabalho é iniciar com a imparcialidade no processo seletivo, trabalhar com salários equivalentes e oferecer as mesmas oportunidades tanto de capacitação, educação ou promoção para todos.
Esteja preparado para lidar com os diversos tipos de cenários do mercado e saiba desenvolver equipes brilhantes. Adquira novas habilidades com o curso de MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital e se torne um especialista em liderar, capaz de enxergar a liderança pelos mais variados ângulos.
Estude em um formato 100% online, com uma metodologia exclusiva e que prioriza a sua experiência. Tenha uma nova formação em apenas 6 meses e sem TCC. Conheça os nossos cursos e estude em uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC.
O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.