content

5 sugestões para novas lideranças

A transição para cargos de liderança, muitas vezes, pode ser um grande desafio, pois demanda novas responsabilidades.

 

Dessa forma, é preciso que o novo gestor esteja preparado para lidar com suas demandas recém-adquiridas, visto que seu sucesso não depende mais somente do seu trabalho, mas dos resultados e das entregas do seu time de liderados.

 

É comum novos líderes se sentirem inseguros com o desafio e cometerem alguns erros, por exemplo, centralizar informações e tarefas. O que pode, até mesmo, gerar uma ansiedade desnecessária para si e seus colaboradores.

 

Uma armadilha comum que os gestores de primeira viagem acabam caindo é optar por ser adorado pela equipe, em vez de encontrar formas que possam ajudar no desenvolvimento do time. Existe uma cobrança pessoal que faz com que você queira provar o seu valor e que está com o seu time independente de qualquer coisa. Mas, existem diversas outras maneiras de motivar os seus liderados.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para lhe ajudar a realizar a transição de cargo de forma positiva, além de encontrar maneiras para engajar a sua equipe. Continue a leitura do artigo e saiba mais.

 

Você pode se interessar pelo artigo 4 lições de Ted Lasso para a sua liderança.

 

1 | Aprenda a dialogar com a sua equipe

Investir na qualidade da comunicação é fundamental para que as coisas funcionem. Estabeleça um relacionamento sólido e acessível às pessoas do seu time. Isso significa que saber se comunicar com clareza e objetividade pode proporcionar um local mais plural e honesto.

 

2 | Construa uma cultura de feedback

Um bom líder está sempre aberto para receber feedback. Construir esse costume é fundamental para que a equipe e, consequentemente, a empresa cresçam, além de tornar o ambiente de trabalho confortável e funcional para todos. Para isso acontecer, marque reuniões individuais regulares com cada integrante do seu time. Durante as conversas, fale sobre os desafios e pergunte como você pode fazer para melhorar o fluxo de trabalho e peça um retorno sobre a sua liderança. Dessa forma, será construída uma comunicação aberta e verdadeira.

 

3 | Confie em seus liderados

Tenha sempre em mente que as pessoas foram contratadas por serem especialistas em suas áreas. Por isso, ao reter informações ou tarefas, pode parecer que você não está reconhecendo as habilidades do seu time e, consequentemente, é possível que crie uma barreira entre o relacionamento que está em construção. Dessa maneira, deixe claro as tarefas que precisam ser executadas e suas expectativas na entrega do trabalho ou projeto.

 

4 | Prepare um ambiente de bem-estar

Aprenda a gerenciar tarefas e a carga de trabalho. Procure estimular que as demandas sejam entregues dentro do horário de expediente, estimule que o funcionário faça pausas, respeite o seu período de descanso e que evite exercer longas jornadas de trabalho.

 

5 | Saiba pedir ajuda

Tenha em mente que, além de líder, você também é humano. Por essa razão, é normal não saber tudo. Peça ajuda sempre que necessário. Não deixe que essa questão tome uma proporção maior do que deveria ter. Fale com colegas de confiança e seja sincero, reconheça o que você não sabe. Uma pesquisa, realizada pela Harvard Business School, apontou que 65% dos entrevistados admitiram se sentir ansiosos sobre a sua transição de cargo, o que acaba gerando estresse e esgotamento em lideranças de primeira viagem.

 

 

Leia também LinkedIn Learning 2022: 3 tendências para lideranças, segundo o relatório.

 

 

Dica bônus: lembre-se que você quer construir um ambiente acolhedor e seguro onde seja possível cometer erros, falhar, reconhecer as imperfeições e, a partir disso, crescer e se desenvolver.

 

 

Desenvolva times de alta performance

Esteja preparado para lidar com os diversos tipos de cenários do mercado e saiba desenvolver equipes brilhantes. Adquira novas habilidades com o curso de MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital e se torne um especialista em liderar, capaz de enxergar a liderança pelos mais variados ângulos.

 

 

Estude em um formato 100% online, com uma metodologia exclusiva e que prioriza a sua experiência. Tenha uma nova formação em apenas 6 meses e sem TCC. Conheça os nossos cursos e estude em uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC.

 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

Comentários