content

4 lições de Ted Lasso para a sua liderança

A série Ted Lasso, uma comédia produzida pela AppleTV+, esbanjou premiações no Emmy 2021 e, este ano, está concorrendo em diversas categorias novamente.

 

A produção, ao longo de suas temporadas, vem conquistando o público não somente por conta de seus personagens, mas também pelas lições que seu protagonista deixa para verdadeiros líderes.

 

O enredo mostra o dia a dia de um técnico de futebol americano que é chamado para comandar o AFC Richmond, time que está disputando os jogos da Premier League, a primeira divisão do futebol inglês.

 

No primeiro momento, o técnico é recebido com antipatia pela torcida e imprensa local, por desconhecer o esporte do país. Com um jeito alegre e positivo, Lasso traz importantes ensinamentos sobre liderança durante os episódios da trama.

 

Continue a leitura do artigo e confira algumas lições que podem ser aprendidas com a série Ted Lasso.

 

Leia também Officeless: tendência para liderança e engajamento a distância.

 

1 | Esteja aberto para aprender.

Para liderar, é necessário desenvolver a humildade. Ser um líder vai muito além de apenas demandar tarefas, é também saber aprender com o melhor de todo o seu time. Dessa forma, você estará passando a mensagem para seus colaboradores de que você é igual a eles e também está disposto a aprender.

 

No enredo, o personagem chega sem conhecimento algum sobre técnicas de futebol, mas viu nessa situação uma oportunidade de aprender com o seu time, assim se aproximando deles e ganhando a confiança do grupo.

 

2 | Saiba recrutar profissionais diversos.

Ter um time aberto à diversidade pode trazer bons resultados para a sua equipe. Como por exemplo, ao enfrentar crises inesperadas, podem surgir soluções criativas para lidar com o momento.

 

Na série, Lasso está sempre aberto a ouvir a opinião de todos, independente dela ser positiva ou não. Dessa forma, é importante saber ouvir e considerar tudo o que o seu time tem a contribuir.

 

3 | Seja empático.

Soft skill essencial para líderes, desenvolver essa habilidade irá lhe aproximar de seus liderados. Ao saber ouvir seu time, você conseguirá reconhecer as habilidades de cada um, além de saber identificar os pontos de melhorias em cada colaborador. Dessa forma, você estará fortalecendo a confiança com seus funcionários, facilitando que eles se sintam seguros para compartilhar suas inseguranças ou, até mesmo, pedir feedbacks.

 

A trama mostra o relacionamento de altos e baixos entre Lasso e a dona do time que o contratou, Rebecca. Após uma intensa crise de ansiedade enfrentada pelo protagonista, Lasso recebe apoio da personagem e, em conjunto, eles conseguem chegar a uma relação mais amigável, fazendo com que isso seja revertido em resultados positivos para o time.

 

4 | Admita seus erros.

Ninguém está livre de falhar. Inclusive, ter consciência disso é essencial para aumentar a sua performance no ambiente de trabalho. Ou seja, isso demonstra que você estará abrindo portas para aprender e, consequentemente, para mudar a si mesmo. Dar o exemplo é a melhor forma de ensinar seus liderados.

 

Rebecca, contratou Lasso sabendo que ele não tinha experiência alguma com o esporte apenas com a intenção de que ele fracassasse em sua posição. Mas, ao longo da série, ela acaba confessando a sua armação e se desculpa com o personagem. O protagonista aceita as desculpas de Rebecca e a perdoa, com a finalidade de criar uma relação amigável e tornar um ambiente positivo de trabalho para o time.

 

Torne-se uma liderança do futuro

 

Desenvolva habilidades que o mercado valoriza e esteja preparado para os mais diversos cenários do mundo corporativo. Conheça o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital. Aprenda sobre liderança e transformação digital, processos e implementação da inovação.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

 

Comentários